07 de fevereiro, de 2019 | 14:21

Vai começar o Módulo B 2019

Aurélio Caixeta

Neste sábado (9) começa a primeira fase da segunda divisão estadual, com a participação de 12 equipes. Essa fase vai terminar no dia 20 de abril, quando serão conhecidas as quatro equipes que avançam para as semifinais e as duas que serão rebaixadas.

Nossa expectativa é de uma estreia com vitória do Ipatinga, que vai jogar amanhã, no Ipatingão, às 16h, contra o Nacional de Muriaé. Só com uma vitória a equipe vai motivar a torcida regional, e esperamos que isso aconteça. Como já afirmamos anteriormente, este tem tudo para ser um dos campeonatos mais difíceis dos últimos anos. Entre as 12 equipes, seis já estiveram na elite e pretendem voltar. E para complicar mais o quadro, vem ai o Coimbra de BH, com um alto investimento. Mas vamos que vamos.

SERIE A - 6ª RODADA
Amanhã, às 16h30, o Atlético entrará em campo em Poços de Caldas para enfrentar a Caldense, no estádio Ronaldão, já em ritmo de preparação para o jogo de volta da Libertadores, contra o Danúbio, na terça-feira.

Para mim o Galo já adiantou a sua classificação, mesmo porque o adversário é muito fraco. Porém, é bom respeitar o adversário e levar o jogo a sério, porque zebras sempre podem acontecer. É como diz o compadre Mineirinho: “Porco magro é que suja a água”.

O América joga em casa amanhã, contra a URT, de olho na liderança e com o pensamento no jogo da Copa do Brasil de quarta-feira (13), às 21h, lá em Rondônia, contra o São Raimundo, e também pensando no clássico contra o Cruzeiro, na próxima rodada do Mineiro.

O Cruzeiro vai pegar o Tupinambás de Juiz de Fora, domingo, às 17h, no Mineirão, com Mano Menezes dando ritmo de jogo aos reforços que estão agradando à torcida. E o que a torcida mais quer, nesse momento, é que Raniel – o Ranigol - não seja negociado.

FIM DOS ESTADUAIS
Segundo informações seguras, os campeonatos estaduais só devem continuar acontecendo no formato atual até o ano que vem. Mesmo que a possibilidade de a TV Globo sair do futebol esteja no campo da especulação, é hora de todos os clubes, grandes e pequenos, se preocuparem com o futuro.

Eles vão precisar usar a criatividade para manter o orçamento em dia, o que vai incluir cortar gastos, buscar novas parcerias ou mesmo criar novas fontes de renda, como é o caso do programa sócio torcedor. Os times do interior, que são muito mais vulneráveis, precisam se antecipar e pensar em como vão se manter vivos nesse novo cenário.

FUTEBOL NA AAPI
Os diretores de Esporte da AAPI, José Raimundo e Sérgio Amintas, informam que até o dia 23 de março estão abertas as inscrições de atletas associados que queiram participar do tradicional Torneio Integração de futebol soçaite.

Com a chegada de novos associados e o aumento de participantes das peladas matinais no Clube dos Pioneiros, acredita-se que possam ser formadas mais de 20 equipes. A competição será realizada de maio a setembro deste ano, com os jogos ocorrendo sempre na parte da manhã e utilizando os dois campos do clube.

FUTEBOL FEMININO
A diretora técnica, Kethleen Azevedo, faz uma análise da situação atual do time feminino do Ipatinga. Sem conseguir muito apoio, as Tigresas acabaram perdendo muitas atletas para times profissionais, o que dificulta a manutenção de uma equipe amadora.

Sobre essa e outras situações, Kethleen será a entrevistada do programa Debaixo do Gol, comandado por Marcelão Alves neste sábado, de 10 ao meio dia, na Rádio Cidade FM 90.9. O destino é incerto e a equipe do Ipatinga só deve votar às atividades no segundo semestre. As Tigresas merecem todo o apoio e carinho da comunidade esportiva da cidade, por tudo o que fizeram até o momento. Se liguem.

UMAS E OUTRAS
- A Copa Regional Interclubes Percy Gonçalves de futebol soçaite, que é coordenada por Wallace Silva, continua fazendo sucesso. O Olímpico, com 9 pontos, e o Sesi com 7, são os times mais bem colocados até o momento.
A 4ª rodada será realizada neste sábado (9). No clube Ipê, no Horto, a partir das 17h, jogam Ipaminas x Ipê e logo depois Olímpico x SESI. No campo da Vila Ipanema vão se enfrentar Acesita x Ipanema e Clube Casa de Campo x Morro do Pilar.

- Nós torcemos pelo sucesso do técnico Gerson Evaristo, agora dirigindo o Tupi de Juiz de Fora, clube que tem como diretor de futebol o jornalista Nicanor Pires. Infelizmente, o time foi eliminado precocemente da Copa do Brasil, ao perder para o Santa Cruz de Natal (RN) por 1 x 0. Só resta agora fazer um bom trabalho e evitar o rebaixamento do Tupi no campeonato Mineiro. No domingo, o Tupi enfrentará o Guarani, em Divinópolis.

- O técnico Ney da Mata começou bem na direção do CRAC de Catalão na disputa do Campeonato Goiano. Ele informa que o time está em 4º lugar no geral, a apenas um ponto de Vila Nova e Atlético Goianense.

- Sobre a fase de preparação do Ipatinga, conversamos com o secretário de Esportes de Ipatinga, Carlos Oliveira ‘Carlão’, e ele lembrou que, em 2005, o time perdeu três amistosos na fase preparatória e estreou desacreditado, mas acabou ganhando o título de Campeão Mineiro. Quem sabe isso não se repete agora com o Tigrão? Resta-nos aguardar e torcer.

- Num esforço muito grande, o comunicador Fabrício Pereira e sua equipe estão garantindo que todos os jogos do Ipatinga, aqui e fora, serão transmitidos pela internet e também pela TV Cultura canal 4 (TV aberta) e canal 12 da Net. Se o Tigrão mostrar suas garras e ganhar os jogos, certamente os apoios necessários vão aparecer.

- O jornal Estado de São Paulo – Estadão - publicou nesta quinta-feira (7) uma entrevista com o técnico Ney Franco, com o título: “O Brasil não é mais o principal pais das categorias de base”. Ney Franco fala com conhecimento de causa. Afinal, foi ele o treinador da Seleção Brasileira Sub-20 que se sagrou campeã Sul-Americana e Mundial em 2011. O fracasso recente da seleção brasileira, no torneio Sul-Americano Sub-20 realizado no Chile, está aí para provar os seus argumentos.

Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Geraldo Ferreira da Paixao

07 de fevereiro, 2019 | 21:56

“Excelente abordagem semanal. Um resumo de todos os fatos que foram noticia no fitebol regional e nacional.”

Envie seu Comentário