05 de fevereiro, de 2019 | 14:12

O mito Heath Ledger

Oscar D’Ambrosio*

Reprodução
Joaquin Phoenix será o novo CoringaJoaquin Phoenix será o novo Coringa

A divulgação de fotos em que Joaquin Phoenix será o novo Coringa, o vilão a incomodar Batman nas telas do cinema, traz à memória a imortal versão do personagem de Heath Ledger (1979 – 2008), ator que marcou a sua existência pelo personagem célebre, mas também pelo seu olhar, estilo e comportamento.

O fato de morrer jovem também colabora, é claro, para que ocorra um processo de mitificação. Dessa maneira, sua carreira atingiu o patamar da imortalidade. Em breve jornada, desempenhou alguns papeis marcantes, sendo o principal, que lhe rendeu, postumamente, o Oscar de melhor Ator Coadjuvante, o de Coringa, no filme ‘Batman, o Cavaleiro das Trevas’, de 2008.

O documentário ‘I am Heath Ledger’ enfoca justamente a carreira e o processo criativo do ator australiano desde suas primeiras aparições nas telas até um de seus desempenhos de êxito mais marcantes, como ‘O segredo de Brokeback Mountain’, em que contracena com o não menos que excelente Jake Gyllenhaal.

A paixão do artista por câmeras e pela captação e seleção de imagens é um dos principais focos do filme, dirigido por Derik Murray e Adrian Buitenhuis. Eles mostram como Ledger desenvolveu um progressivo envolvimento pela técnica e pela estética cinematográfica, indicando o mergulho numa promissora carreira de diretor. Havia até o projeto de um filme sobre xadrez, tema pelo qual ele era apaixonado, além de ser jogador talentoso.

Vídeos caseiros e depoimentos de pessoas que com ele conviveram, de familiares a amigos e companheiros de trabalho, acentuam a entrega de Heath Ledger à profissão, sempre numa perspectiva de buscar um aperfeiçoamento. Autodidata, encarava a vida como uma caminhada permanente em busca da perfeição. Ao enfatizar esse aspecto, o documentário cumpre muito bem o seu papel informativo e de tributo a um jovem que marcou época

* jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário