Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de fevereiro, de 2019 | 14:00

Consumo de verduras e legumes e saúde

Nayara Zímer *

O hábito alimentar vem sofrendo mudanças estruturais e culturais ao longo das décadas. Após a grande globalização, a aproximação e acesso a informações e alimentos industrializados contribuíram para o atual cenário mundial preocupante que analisamos hoje.

A tecnologia trouxe consigo ganhos e possibilidades incríveis que facilitam o dia a dia de milhares de cidadãos mundo afora. Contudo, o conceito de facilitar ganha um teor pejorativo quando, para fazê-lo, são descartados alimentos que têm papel de grande importância e que são insubstituíveis.

É absolutamente comum ouvir a narrativa, em consultório, da alimentação diária das pessoas, sem que estejam presentes, frutas, legumes e verduras no prato, tanto de adultos, quanto de crianças.

Alimento naturais foram substituídos por comida congelada e embutidos. Com prognósticos cada vez piores, o quadro é de adoecimento em massa, ganho de peso e desenvolvimento de doenças crônicas, sendo colocada como a maior causa de mortes em todo o mundo hoje, segundo estudos científicos recentemente realizados.

Não é difícil ver em um shopping, por exemplo, restaurantes ou lanchonetes cenas como estas, que revelam a troca de saladas por massas, legumes por salgados fritos no prato do almoço ou refrigerante na mesa durante o almoço da semana.

A ausência desses alimentos cotidianamente na rotina alimentar dos indivíduos está diretamente ligada a uma piora da saúde intestinal, episódios de pirose, a famosa azia ou queimação no estômago, úlceras, ganho de peso, aumento de acnes e problemas capilares, já que os níveis de vitaminas, minerais e fibras estão em baixa no organismo.

O Instituto Americano de Pesquisa de Câncer (AICR) divulgou que um estilo de vida que represente uma alimentação rica em hortaliças e frutas variadas, preferencialmente cruas, ajuda a reduzir de 60% a 70% o risco de desenvolver alguma forma de câncer.

Comer mal, deixando de lado as folhas verdes, os legumes e verduras é um hábito que está, diretamente, ligado ao envelhecimento precoce. Esses alimentos, por serem ricos em vitaminas antioxidantes que combatem os radicais livres, se inseridos na alimentação, contribuem para a melhor regeneração celular e controle do envelhecimento.

Cuidado e equilíbrio sempre serão palavras poderosas na alimentação, afinal, a boa qualidade de vida depende deles.

* Nutricionista (CRN9:19002). Graduada em nutrição pela faculdade Pitágoras de Ipatinga. Pós-graduanda em Nutrição Oncológica - Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduanda em Nutrição Materno infantil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário