31 de janeiro, de 2019 | 09:43

Tombamento e Inventário Cultural em Ipatinga

PMI promove curso sobre laboratório de processo com arquiteta urbanista

O patrimônio histórico e cultural ajuda a preservar a memória, a tradição e a identidade de um povo.

Para propor ações dentro das políticas públicas de proteção, manutenção e preservação dos bens culturais, a Prefeitura de Ipatinga, via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer promove um curso de formação em “Laboratório de Processo de Tombamento e Inventário Cultural” nesta sexta-feira (1), de 13h às 17h.

Secom/PMI
O evento será na Estação Qualifica, com 40 vagas gratuitas. O objetivo é capacitar técnicos da secretaria de Cultura, Esporte, e Lazer, agentes culturais ligados aos conselhos municipais de Políticas Culturais (CMPC) e do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai) e a quem mais se interessar pelo tema.

Será discutida a gestão de política pública de preservação do patrimônio, pautada nas normativas que detalham os dois principais instrumentos de preservação de bens culturais: o inventário e o tombamento.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos de Oliveira, diz que o curso vai desenvolver nos participantes a consciência crítica a respeito da preservação, divulgação e ensino do Patrimônio Cultural como caminho para a construção da cidadania.

“Queremos provocar discussões inovadoras sobre o Patrimônio Cultural, as práticas culturais, lugares da memória, gestão e políticas públicas, além de também apresentar aos interessados como ocorre a gestão de preservação do Patrimônio Cultural ao longo da história da cidade e como estão sendo utilizadas na prática”, explicou o secretário.

O curso é parte do contrato celebrado pela prefeitura com a empresa Espaço Design Arquitetura Cultural, e será ministrado pela arquiteta urbanista Joana Angélica Oliveira Gonçalves, gestora de processos para preservação de bens culturais, turismo sustentável e desenvolvimento regional, história, geografia, antropologia, ciências sociais e artes.

Desde novembro de 2018, técnicos da empresa Espaço Design Arquitetura Cultural atualizam os processos de tombamento e inventário dos bens culturais de Ipatinga.

O objetivo é complementar e rever dossiês de bens patrimoniais, seguindo orientações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga, além das exigências do programa ICMS Cultural, com o intuito de pleitear recurso para investir nas políticas públicas de patrimônio cultural.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário