04 de fevereiro, de 2019 | 20:02

Sobe para 134 número de mortos na tragédia de Brumadinho

Ainda há 199 desaparecidos; buscas em fase mais lenta demanda escavações

Subiu para 134 o número de mortes confirmadas no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. A informação foi divulgada pela Defesa Civil, no início da tarde desta segunda-feira (4) em entrevista coletiva. Destas vítimas, 120 foram identificadas. Outras 199 pessoas seguem desaparecidas.

Nova atualização em 6/2:
Número de mortos em Brumadinho sobe para 142

A avaliação da Defesa Civil, é que, com o avançar dos dias, além de ser mais complicada a localização, a logística para um resgate é muito mais difícil e demorada. No estágio atual, para cada novo corpo é preciso fazer um trabalho de escoramento do local e um meticuloso manuseio para não atrapalhar a identificação posterior pelo Instituto Médico Legal (IML).
Divulgação M.N.
"A gente só vai parar quando for impossível fazer um resgate de corpos", diz bombeiro

"Questão de quantidade de corpos vai diminuir mesmo. Com relação a tempo de operação, vai durar meses certamente. Em Mariana, que teve um número muito menor de corpos, ficamos três meses e aqui a gente pretende operar por esse tempo. A gente só vai parar quando for impossível fazer um resgate de corpos ", disse o tenente BM Aihara.

Durante a madrugada de segunda-feira choveu forte em Brumadinho e as buscas tiveram que ser suspensas por questões de segurança. Quando a chuva deu trégua, uma das aeronaves do Corpo de Bombeiros chegou a sobrevoar a região para localizar pontos seguros para as buscas, mas rapidamente voltou a chover. Os trabalhos continuaram então ao longo do Rio Paraopeba, com militares de barco e outros a pé nas margens.

No início da tarde, o tenente-coronel Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros, informou que por volta da 13h30 já havia condições de voo. “Vamos retomar as buscas gerenciando o risco, exceto num ponto à direita da barragem rompida, que oferece menor segurança”, informou.

Mais:
Engenheira é sepultada em Governador Valadares
Sepultado corpo de ipatinguense vítimas da tragédia em Brumadinho
Bombeiros admitem que alguns corpos não serão encontrados
Vale anuncia que vai fechar 10 barragens semelhantes à de Brumadinho
Parentes vivem angústia na busca por desaparecidos em tragédia em MG
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário