EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

27 de janeiro, de 2019 | 07:00

Projeto Encontro Marcado

Instituto Cenibra incentiva ação baseada em obra de Fernando Sabino

Com o patrocínio da Cenibra e realizado através Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino iniciou suas atividades em 2018 nas cidades mineiras de Cantagalo, Peçanha, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Dias, Catas Altas e Ferros.

Em 2019, o projeto vai chegar a Ipaba, Açucena, Periquito, Naque, Ferros e Belo Horizonte. Nesta ação de incentivo à leitura os alunos desenvolvem atividades culturais inspiradas e adaptadas da obra do famoso escritor mineiro.

Depois uma exposição gratuita e aberta ao público é montada, mostrando a vida e obra do autor, unindo os trabalhos e atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.

Divulgação
A Cenibra levará o projeto a seis cidades mineiras em 2019A Cenibra levará o projeto a seis cidades mineiras em 2019
O projeto foi criado em 2005, para desenvolver eventos culturais em torno da memória da preservação da memória de Fernando Sabino. Naturalmente, a área de atuação do projeto foi ampliada e incorporou uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O projeto já esteve em 80 municípios, envolvendo mais de 800 mil alunos. Os professores nas escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas.

A metodologia envolve pedagogos, os alunos e suas famílias, mobiliza a comunidade, dissemina a mensagem de incentivo à leitura, promove a interação em grupo, identifica vocações e reforça a autoestima das crianças. Os alunos têm acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas e longas e documentários dirigidos pelo escritor.

O projeto doa para instituições públicas nas cidades coleções de livros e filmes, e distribui um exemplar de revista com obra do escritor para todo o aluno participante. O projeto tem duas fases.

A primeira é uma cerimônia de lançamento em cada cidade contemplada, oferecendo uma oficina aos pedagogos e agentes culturais para detalhamento das atividades a serem desenvolvidas.

Na segunda fase, meses depois, uma exposição é montada aproveitando os trabalhos dos alunos com livre acesso do público da cidade. O coordenador do projeto visita as escolas na cidade, para conhecer os trabalhos produzidos em sala de aula, e aproveita para conversar com os alunos.

Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino
Programação das Oficinas:
Dia 5 de fevereiro- 9h30 - Ipaba
Dia 6 de fevereiro- 9h30 - Açucena
Dia 7 de fevereiro- 9h30 - Periquito
Dia 8 de fevereiro- 9h30 - Naque
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário