27 de janeiro, de 2019 | 07:00

Balanço Positivo

Instituto Cenibra reforça linha de atuação nas comunidades

O Instituto Cenibra tem 50 projetos socioambientais nas áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de trabalho e renda, resgate cultural, esporte e cidadania.

Além disso, apoia iniciativas da sociedade civil organizada e do Poder Público dos 54 municípios onde atua, buscando aprimorar as relações dos segmentos da sociedade.

Em 2018, interveio em infraestrutura pública em parceria com prefeituras e projetos culturais e esportivos nas comunidades. As demandas municipais demandaram recursos e patrocínio via Leis Federais de Incentivo acima de R$ 12,3 milhões. O efeito direto e indireto dessas ações contemplou um público superior a 100 mil pessoas nos municípios em que a empresa atua.

Em 2018, em função da instabilidade da política econômica que impactou o orçamento dos municípios, percebeu-se um aumento nas demandas sociais, com transferência de responsabilização do poder público para a iniciativa privada, surgindo um movimento intenso que pedia um novo Olhar Social da empresa.

Divulgação/ACS Cenibra
Os alunos participam de várias atividades nas escolasOs alunos participam de várias atividades nas escolas
“Não bastava criar um novo olhar, mas remodelar o posicionamento, exercer e reverberar Nosso Olhar Social”, diz Leida Hermsdorff Horst Gomes, coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Cenibra e também responsável pelo Instituto Cenibra.

Nas ações que são promovidas no Parque Multifuncional de Belo Oriente, incluindo o Projeto Jaca, por meio de Lei Federal de Incentivo, ocorrem oficinas gratuitas de teatro, audiovisual e iniciação musical para jovens e adultos.

Em parceria do Instituto Cenibra com o Sebrae e Prefeitura de Belo Oriente foi implantado o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) no município em 2018, beneficiando 80 jovens.

“Os mecanismos de leis de incentivo nos permitem contribuir com o poder público na destinação de verba pública, de Imposto de Renda, promovendo melhoria nas comunidades, potencializando a integração social, por meio da cultura e do esporte ofertados a moradores de cidades do interior do Estado”, avalia Leida.

Dentre os principais projetos incentivados no último ano, destacam-se:
- Os Projetos Criança e Jovem Que Lê, contribuindo para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Belo Oriente.

- Projeto Contém Cultura em Ipaba, espaço público destinado à promoção da cultura, tendo a literatura e o audiovisual como instrumentos de educação.

- O Projeto Cordel dos Cafundó, que usa a literatura de cordel para estimular o aprendizado de forma versátil e eficaz.

- O Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino, que promove a literatura nacional e novas estratégias para o ensino de português.

- Os Projetos de iniciação musical e prática esportiva, que fazem da arte um instrumento de inclusão social.

- O Projeto Ciclo Cênico Musical, iniciativa itinerante que leva oficinas culturais aos municípios, bem como uma apresentação teatral dinâmica sobre a prevenção e combate a Incêndios Florestais.

“Os projetos continuarão este ano, com a atuação focada em otimizar os recursos para uma efetiva transformação social, levando às comunidades em que atuamos alternativas de desenvolvimento pessoal, socioeconômico e cultural”, conclui Leida Hermsdorff.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário