25 de janeiro, de 2019 | 09:09

Dicas de Leitura

Livros para ler correndo antes que as férias terminem

1 - Se a Rua Beale Falasse
Tish tem 19 anos e descobre que está grávida de Fonny, de 22. A história de amor dos dois é interrompida quando ele é acusado de ter estuprado uma porto-riquenha, sem nenhuma prova que o incrimine.

Certa da honestidade do noivo, Tish mobiliza a família e advogados para tentar tirá-lo da prisão. “Se a Rua Beale Falasse” é tem o Harlem da década de 1970 como pano de fundo.

GB Imagem
A trama joga luz sobre o desespero, a tristeza e a esperança cuja causa é uma sentença anunciada em um país onde a discriminação racial está arraigada no cotidiano.

A tradução é de Jorio Dauster e o posfácio de Márcio Macedo. Lançado em 1974, o quinto romance de James Baldwin narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente. Com 224 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

2 - Carta a um Refém
Em dezembro de 1940, pouco mais de dois anos antes de criar “O Pequeno Príncipe” e quatro anos antes de desaparecer em uma missão aérea, Antoine de Saint-Exupéry escreveu “Carta a um Refém”.

Ele acabara de escapar de sua terra natal devastada pela Segunda Guerra Mundial, e empreendia uma viagem de navio da França aos Estados Unidos, passando por Portugal.

O que era para ser o prefácio para um livro do amigo Léon Werth se transformou em obra autônoma, uma meditação pungente sobre as atrocidades que a guerra inflige na alma humana.

Publicado em 1943, “Carta a um Refém” transmite a melancolia da guerra e do exílio. Um texto curto e contundente sobre uma amizade genuína transforma o prosaico e o aterrorizante em matéria de literatura. Com 44 páginas, o livro é da Penguin Companhia.

3 - Manhãs Esquecidas
Clarisse embarca em sua mais nova jornada de emprego, indo cuidar de uma doce senhora.

Tempos depois ela encontra um diário curioso no qual uma jovem garota misteriosa relata com detalhes a vida de Elizabeth, sua avó, uma mulher conhecida na região por ser muito bondosa, cujo destino fora traçado pelo Mal de Alzheimer.

GB Imagem
Buscando respostas e enfrentando aos poucos o esquecimento de sua existência na mente da amada avó, a jovem, que prefere não se identificar inicialmente, depara com diversas situações que a deixam atordoada e que provam que ela nunca esteve sozinha.

Mas, para isso, ela teve que aprender que sua fé não fora em vão, e que cada fato ocorrera a favor de um propósito. Da autora Bianca Brighenti, o livro tem 94 páginas e é um lançamento da Editora Coerência.

4 - Contos da Bola
A criatividade é valorizada por torcedores e comentaristas esportivos, mas quando o futebol sai dos campos para as páginas de um livro costuma tratar a bola com o pragmatismo dos fatos, não com jogadas lúdicas da ficção.

Por isso o escritor e jornalista Eduardo Lamas escreveu Contos da Bola, um e-book lançado pela Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro, da editora Livros de Futebol.

“São ‘causos’ de clássicos importantes ou peladas das várzeas, narrados sempre de forma saborosa”, garante Cesar Oliveira, editor da Livros de Futebol.

Na apresentação do livro, Eduardo Lamas lista os locais que o inspiraram a criar as 19 histórias relatadas com alguma dramaticidade, humor e muitas vezes pondo personagens fictícios em situações inusitadas dentro de fatos históricos. Vale conferir.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário