Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de janeiro, de 2019 | 05:55

Estudante de Ipatinga fica entre os 55 estudantes que tiraram nota máxima na redação do Enem

Apesar da surpresa, a estudante se preparou de forma intensa para realizar a prova de redação

Álbum pessoal
Maria Luisa alcançou a nota máxima na redação do Enem 2019Maria Luisa alcançou a nota máxima na redação do Enem 2019

Em todos os anos, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é extremamente aguardado pelos estudantes. Foram corrigidas 4,1 milhões de redação do exame. Deste total, apenas 55 obtiveram a nota máxima. A estudante de Ipatinga, Maria Luisa Guzzo Pérez, de 17 anos, alcançou os mil pontos e contou ao Diário do Aço qual foi a sua reação ao descobrir a pontuação e detalha como foi o treino para o exame. Maria Luisa mora no bairro Parque Recanto, em Timóteo.

“Foi muito chocante e ao mesmo tempo um alívio, eu tinha passado a noite inteira acordada de ansiedade. Então, ver que deu tudo certo foi uma sensação ótima, com certeza não esperava isso”, afirma Maria Luisa.

Apesar da surpresa, a estudante se preparou de forma intensa para realizar a prova de redação e teve a orientação de Ana Lúcia Pena, Denise Leal e Margareth Xavier. “Eu fazia uma redação por semana pra entregar na escola, ao longo do ano foram cerca de 30 temas diferentes, aí eu fazia em casa pesquisando sobre os assuntos pra ter uma boa base de informações no dia da prova. A partir de agosto fiz um cursinho de redação separado também, pra garantir que estaria preparada no Enem”, pontua a estudante.

Segundo a professora Ana Lúcia, mestre em Educação e Linguagem, durante o curso de redação os estudantes aprendem a estrutura do gênero, argumentação e as especificidades para a prova do Enem.

“A preparação dos estudantes se faz passando pelo entendimento da estrutura da redação e a partir desse momento, por duas situações distintas e igualmente importantes. Primeiro: discutir os temas na coletividade, um ajuda o outro a se organizar mentalmente para o tema. Depois, discutir os erros cometidos. Tanto os próprios erros quanto discussão coletiva de produções de colegas”.

Atenção ao tema

Os temas da prova de redação do Enem são sempre relacionados a assuntos discutidos na atualidade. Segundo Ana Lúcia, o aluno deve se atentar ao tema, para não cometer fuga ou tangenciamento. Na prova do ano passado o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Maria Luisa afirma que não esperava este assunto, mas que recordou de discussões realizadas em sala de aula.

“Achei um tema bem complexo e no início me assustei um pouco, mas depois de um tempo fui percebendo semelhanças com alguns temas que já tinha trabalhado, como censura, segurança online e fake news, o que deixou a escrita mais fácil”, conta a adolescente.

Para estar pronto para escrever sobre os possíveis temas, a professora indica que o estudante conheça e discuta os assuntos atuais.

Maria Luisa acrescenta que é preciso uma boa escrita e ter a estrutura da redação em mente, para facilitar no momento de redigir o texto. “Outro ponto é ter muita atenção na hora da escrita para não cometer erros de português, porque um texto correto já garante 1/5 da nota”, completa.

Enem 2019

Para os estudantes que não foram tão bem na redação do exame de 2018 ou aqueles que farão o Enem pela primeira vez este ano, a professora orienta praticar ao máximo a escrita. “A cada ano, o padrão de exigência aumenta. O aluno não tem alternativa a não ser redigir redações. No mínimo, uma redação por semana.

Para 2019, considerando a tendência, os temas precisarão ser discutidos de forma mais ampla, não apenas sob um único foco. A banca examinadora, até então, como não mudou ou apresentou nenhuma alteração, deve permanecer com os mesmos critérios de correção”, analisa Ana Lúcia.

Com o êxito no exame, Maria Luisa conta seus planos para 2019. “Se tudo der certo pretendo cursar medicina. Estou esperando o Sisu pra saber se minha nota é suficiente pra entrar na UFMG e esperando o resultado do vestibular da USP e da Unifesp também. Muito animada pra morar sozinha pela primeira vez e começar a estudar para a minha profissão!”, conta a estudante.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcella

23 de janeiro, 2019 | 15:16

“Parabéns!”

Envie seu Comentário