12 de janeiro, de 2019 | 09:00

Circulação do vírus 2 da dengue preocupa em Timóteo

Segundo o comitê, o impacto da circulação do vírus tipo 2 é preocupante

Divulgação
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes será realizado no dia 21 deste mês, após treinamento dos novos agentes de endemiasO Levantamento de Índice Rápido do Aedes será realizado no dia 21 deste mês, após treinamento dos novos agentes de endemias

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de Timóteo será realizado no dia 21 de janeiro, após o treinamento dos novos agentes de endemias aprovados no Processo Seletivo, segundo informado pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Arboviroses do município.

O comitê se reuniu na quinta-feira (10) para traçar as ações para 2019 com foco na prevenção, combate, tratamento e ações para a erradicação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Valgas, ressaltou a entrada do vírus tipo 2 (o mais agressivo dos quatro vírus existentes). “Meu filho teve Chikungunya e precisou ser internado devido à gravidade do quadro. Em caso de crianças menores de 9 anos a internação é imediata para fazer soroterapia”, relatou Cristiane, exemplificando com a experiência própria vivida no final do ano passado.

Segundo o comitê, o impacto da circulação do vírus tipo 2 é preocupante. A reinfecção pelos diferentes sorotipos pode resultar em viremias mais intensas ou outras alterações imunológicas que, por sua vez, agiriam como gatilho para doenças autoimunes, como a síndrome de Guillain-Barré.

A atual presidente do comitê, Madalena Rodrigues, alertou para a possibilidade de uma epidemia no município caso a comunidade não adote medidas preventivas permanentes. “Além disso, recebemos comunicado do estado avisando que não teremos insumos para a realização de exames. Portanto, os diagnósticos deverão ser fechados na consulta clínica”, frisou Madalena. A detecção das infecções por Dengue, Chikungunya e Zica são difíceis em razão de similaridades e tem implicações mais sérias na transmissão em idosos, grávidas e crianças.

Auto de Infração

De acordo com o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Arboviroses de Timóteo, foi colocado em prática em 2019 o Auto de Infração em consonância com a Lei Nº 2.938/2009. Os proprietários ou locatários ficam obrigados a adotar medidas necessárias à manutenção dos imóveis limpos, sem acúmulo de lixo, entulhos e materiais inservíveis a fim de evitar a proliferação de mosquitos causadores de doenças. A Lei prevê inclusive a apreensão de materiais que acumulam água e sirvam de criadouros para os mosquitos. Quem não cumprir com a lei pode ser penalizado com aplicação de multas, com a inutilização de recipientes, apreensão e remoção de materiais pelo Poder Executivo, entre outras medidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário