10 de janeiro, de 2019 | 20:38
Joias, bijuterias e cobra coral
Wagner Penna apresenta as últimas novidades do mundo fashion
JOIAS & BIJUSO circuito da moda mineira tem se expandindo em várias direções, mas o ponto mais visível desse crescimento é o de joias & bijuterias. No quesito criação é, de longe, o que mais está avançando. E isso também contribui para que o crescimento da produção & vendas no segmento ocorra.
Na mais recente edição da Minas Trend, um desfile realizado pelo Sindijóias, a entidade que reúne os fabricantes de joias, bijuterias & afins, mostrou que a veia criativa dos designers mineiros está pulsando como nunca.
Além das propostas habituais em brincos, colares e pulseiras, eles foram mais longe e indicaram maneiras novas de usá-los em múltiplas aplicações nas roupas ou de formas mais ousadas, com vários elementos diferentes juntos, entre outras inovações.
Embora a base dos materiais continue sendo a mesma, isto é, metais, pedras, fibras sintéticas, fibras naturais e outros, a maneira de transformá-los em peças belíssimas, mesmo com apelo comercial, é algo surpreendente.
Os pregos e parafusos transformados em brincos são bons exemplo dessa metamorfose. Dito isso, lançamos nossas fichas de apostas nos novos nomes que surgem no setor, garantindo um frescor sempre e tão necessário a esse ano de 2019.
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COBRA CORAL
A Pantone tem a paleta de cores mais usada por designers, artistas & afins, e a cada ano escolhe a cor que acredita irá predominar durante a próxima temporada. E no fim do ano passado, anunciou que o Living Coral (coral vivo) será a tonalidade de 2019.
Embora seja apenas uma sugestão, isso acaba influenciando tudo, inclusive a moda. Aliás, a turma da moda sempre antecipa as tendências, e com essa cor não foi diferente, pois já na Minas Trend, em outubro, o coral já aparecia em detalhes das roupas, sapatos e complementos.
Ao anunciar a nova cor do ano, a Pantone lembrou que ela simboliza a nossa busca por otimismo e felicidade, além do desejo de nos expressarmos de forma divertida.
Isso vem da reação à imersão que vivemos nas mídias sociais e tecnologias digitais e experiências que criam uma conexão e intimidade mais reais. E a cor foi escolhida por estar no mundo natural, em especial no fundo do mar, ao mesmo tempo em que sua vivacidade é notada nas mídias sociais.
VAIVÉM
* A semana será de lançamentos de sapato & bolsa + complementos nas feiras de São Paulo. Embora a principal delas seja a Couromoda, outras acontecem em vários pontos daquela cidade. Um grupo forte de Minas Gerais, da região de Nova Serrana e levado pelo Sindinova, vai ter uma feira própria. ***
* A virada do ano foi de várias viradas na moda. No Brasil, a compra da Iódice pelo grupo paranaense Morena Rosa foi acertada. La fora, a Versace foi comprada pelo grupo americano liderado por Michael Kors. A grife italiana foi repassada por quase 9 bilhões de dólares. ***
* O janeiro fashion na Europa marca o inicio dos desfiles de alta-costura em Paris (21) e o vaivém das marcas de sempre, a Chanel à frente. Aliás, um documentário que está na Netflix (Na Reta Final) mostra os sete dias que antecedem o desfile da marca. Uma loucura. Vale a pena assistir. ***
PONTO FINAL - Todo mundo já sabe que, atualmente, moda é muito mais gestão do que criação. Com as mídias sociais determinando tudo, o preço mais baixo está definindo as compras. Uma seleção entre as grifes que mais vendem pela internet, entretanto, mostrou haver uma queda brutal no design e na qualidade do produto.
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