Fabriciano adere à campanha de inclusão nas mídias sociais

Com a iniciativa, usada no Facebook, é possível que o deficiente visual saiba o que está inserido na imagem postada, uma vez que é necessário expor uma descrição do que a imagem contém

Divulgação


Para utilizar a ferramenta é necessário que, após escrever a legenda, o usuário adicione a inscrição #PraCegoVer e, em seguida, faça uma descrição da imagem

A Secretaria de Governança Política da Prefeitura de Coronel Fabriciano aderiu à campanha nacional de inclusão #PraCegoVer nas mídias sociais. Na região, Fabriciano é a primeira prefeitura a adotar a ação, que tem como objetivo divulgar a cultura da acessibilidade nas mídias sociais, com foco em pessoas com deficiência visual. Com a iniciativa, usada no Facebook, é possível que o deficiente visual saiba o que está inserido na imagem postada, uma vez que é necessário expor uma descrição do que a imagem contém.

Para utilizar a ferramenta é necessário que, após escrever a legenda, o usuário adicione a inscrição #PraCegoVer e, em seguida, faça uma descrição da imagem. Por exemplo, o que se trata, se é foto, desenho, charge, tirinha, ilustração, entre outros. Vale ressaltar, porém, que se a foto for colorida, não é preciso adicionar na descrição, uma vez que o usuário irá especificar as cores de cada item que compõe a imagem.

“As redes sociais são essenciais para a comunicação e não podemos, de forma alguma, excluir qualquer cidadão, e sim, tornar possível o acesso. Além dessa campanha, estamos pensando em novas formas de inclusão nas redes sociais”, afirma a Gerente do Núcleo Estratégico de Comunicação, Flávia Freitas.

Além da hashtag #PraCegoVer, Fabriciano já investe em inclusão educacional em escolas e creches do município com intérpretes de libras, matrículas para alunos com necessidades especiais e acompanhamento com monitores dentro da sala de aula, acessibilidade nas escolas, livros adequados para alunos com baixa visão e adaptação de atividades físicas para os alunos.

Para o prefeito Dr. Marcos Vinícius, a ação deve ser adotada por outras cidades. “É prioridade do meu governo oferecer atenção e carinho às pessoas que mais necessitam. A acessibilidade vem sendo implantada em todos os setores da nossa gestão com excelência nos resultados. Tenho orgulho de sermos a primeira cidade a aderir esse projeto e espero que possamos ser exemplo para as todas outras prefeituras”, concluiu.

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO