Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de janeiro, de 2019 | 10:52

Prêmio Barco a Vapor de Literatura

Edição 2019 já está com inscrições abertas para autores de todo o país

O Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2019 está com as inscrições abertas. A iniciativa é da Fundação SM, em parceria com a SM Editora, e tem como principais objetivos estimular a criação literária nacional e engajar crianças e jovens com a literatura.

Qualquer pessoa pode participar do concurso, incluindo cidadãos de outras nacionalidades. Basta ter mais de 18 anos e ter residência fixa no Brasil. A inscrição dos interessados pode ser feita até o dia 31 de janeiro pelo site http://barcoavapor.edicoessm.com.br/15-premio-cadastro/.

Além do prêmio monetário no valor de R$ 40 mil, o vencedor terá seu livro publicado na coleção 'Barco a Vapor', da SM. O resultado, assim como data e local da entrega do prêmio, será divulgado no site do concurso.

Divulgação
João Paulo Hergesel e o livro vencedor do Barco a Vapor 2018João Paulo Hergesel e o livro vencedor do Barco a Vapor 2018
Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, acredita que a literatura é de suma importância na formação de um ser humano, principalmente aqueles que estão em idade escolar.

“Com este prêmio, queremos despertar o interesse pela escrita e leitura, aguçar a criatividade, e claro, descobrir novos autores e histórias inéditas”, comenta Pilar.

Livro vencedor em 2018
No ano passado, em uma disputa com mais de mil concorrentes, o livro infantojuvenil 'A vaca presepeira' foi o vencedor da 14ª edição do Prêmio Barco a Vapor no Brasil. A obra conta a história de uma vaca de presépio que sonha em ser rena de Natal, e foi escrita pelo autor paulista João Paulo Hergesel, de 26 anos.

O concurso Prêmio Barco a Vapor surgiu na Espanha em 1978, tendo chegado ao Brasil em 2005. É realizado em mais sete países: Chile, México, Porto Rico, Argentina, República Dominicana, Colômbia e Peru. Na Espanha, dada a sua importância, desde 2006 o prêmio Barco a Vapor é entregue pela rainha.

A Fundação SM apoia e desenvolve projetos para a melhoria da qualidade da educação, que veem o ser humano em sua totalidade, apoiando iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil.

A fundação apoia ainda o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que visam despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário