09 de janeiro, de 2019 | 07:26

Livro conta uma história de esperança

Há 59 anos a Paróquia N. S. da Esperança promove a evangelização em Ipatinga

Tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1981, o templo primaz de Ipatinga, a Igreja de Nossa Senhora da Esperança, no bairro Horto, será palco para um evento muito especial a partir das 19h de domingo (13), uma celebração eucarística antes do lançamento da obra “Uma Esperança de Evangelização”, organizado pela escritora e acadêmica ipatinguense Zarife Selim de Salles.

A ideia do livro surgiu há dois anos, em uma conversa do Bispo Emérito e Administrador Paroquial Dom Odilon Guimarães Moreira com Zarife. Filomena Simões Rodrigues Pereira foi chamada a auxiliar no projeto, e ela e Zarife logo iniciaram as pesquisas nos livros de Tombo da Paróquia.

Divulgação
Para uma obra de conteúdo abundante e resgate de memória, foram muitos os registros lidos. Momentos felizes de aprendizado ao folhear cada página dos livros antigos, mas também de tristeza ao perceber que alguns desses livros se perderam.

Contatos foram feitos com autoridades religiosas, moradores do bairro Horto, funcionários da Usiminas e outros que, de uma forma ou de outra, participaram da história da construção e crescimento, da igreja e da Paróquia.

Em meio à tantas histórias e informações várias, decidiu-se por incluir as histórias dos bispos e padres que serviram à Comunidade Nossa Senhora da Esperança.

De acordo com a história, foram 12 dias de trabalho árduo dos operários até que a igreja ficasse pronta, fato confirmado em pesquisas, entrevistas e relatos de memória.

Na época de seu erguimento, Ipatinga praticamente não existia. O livro conta um pouco dessa história, sobretudo, o que é relativo à primeira Igreja e à primeira Paróquia da cidade.

“Espero que o livro possa servir de exemplo com sua maravilhosa história, mostrando como é encantador fazer parte de algo tão significativo e memorável.

Afinal, há 59 anos a Paróquia Nossa Senhora da Esperança vem cumprindo fielmente seu propósito de divulgar o amor e a caridade para com o próximo.

Que, através de toda essa história verídica, possamos ser como esse fio condutor que nos levará ao Céu, por intermédio de Maria, Sua Mãe e Nossa Medianeira da Esperança, e que possam chegar até Deus Pai nossos pedidos rumo à eternidade”, diz Zarife Selim de Salles.

A autora cedeu por doação os direitos autorais da obra à Diocese de Itabira / Coronel Fabriciano - Seminário Filosófico e Teológico São José. O livro será vendido ao custo de R$ 20, e toda a renda arrecadada será integralmente revertida ao Seminário.

SERVIÇO:
Lançamento do livro
“Uma Esperança de Evangelização”
De Zarife Selim de Salles
Domingo (13) – 19h
Igreja N. S. da Esperança
Bairro Horto - Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário