08 de janeiro, de 2019 | 08:14

Relembrando a TV Excelsior

A trajetória de uma emissora que revolucionou a comunicação e a dramaturgia no país

A TV Excelsior, de São Paulo, foi inaugurada no mesmo ano que Brasília. A emissora surgiu com um projeto de renovação da televisão brasileira.

Nos primeiros anos da década de 1960, o cinema nacional seria premiado em Cannes com “O Pagador de Promessas”, a bossa-nova levaria a nossa música para todo o mundo e o Brasil ganharia a segunda Copa do Mundo.

Arquivo GB Imagem
Miriam Mehler e Francisco Cuoco fizeram sucesso em RedençãoMiriam Mehler e Francisco Cuoco fizeram sucesso em Redenção
O país vivia um clima de otimismo e esperança de um período de grande progresso e desenvolvimento em todas as áreas.

A Excelsior iniciou um processo de valorização dos artistas e levou ao ar a primeira novela diária da televisão brasileira: “2-5499 Ocupado”, na qual despontou um casal que se tornaria um ícone: Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Através de contratações milionárias, a Excelsior reuniu um elenco formado pelos mais importantes artistas da época.

E com eles, a emissora investiu forte na qualidade de produção, com cuidadosa direção de arte e cenários e figurinos requintados. E uma novidade: o Brasil histórico começou a aparecer na teledramaturgia.

Em seus 10 anos de existência, a Excelsior levou ao ar importantes peças da teledramaturgia da época, como “A Muralha”, “Dez Vidas”, “A Deusa Vencida”, “A Moça Que Veio de Longe”, “Sangue do Meu Sangue”, “A Pequena Órfã”, “O Tempo e o Vento” e também a mais longa novela produzida no Brasil: “Redenção” com 596 capítulos exibidos em dois anos.

No final da década de 1960, perseguida pela ditadura militar, a Excelsior teve sua concessão cassada pelo Presidente Médici. Um final melancólico para uma emissora que revolucionou a televisão brasileira, saindo do ar definitivamente em 1º de outubro de 1970.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wylliam Zacarias

12 de janeiro, 2019 | 14:53

“Uma emissora de televisão que ainda é muto lembada , com carnho , pela população mais idosa da nação . E , de amneira semelhante ao que assistimos nos dias atuais , tal emissora de televisão foi forçada a acabar-se , por pressão de orgãos ditatoriais .”

Envie seu Comentário