Como a psicopedagogia pode ajudar os pais a escolher a escola para os filhos?

Profissional pode identificar perfil do aluno e analisar as metodologias de ensino

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A melhor forma de se descobrir o método ideal é experimentando

Durante o processo de escolha das escolas dos filhos, muitos pais podem ter dúvida em relação à qualidade da escola, mas sobretudo se o perfil dos filhos está alinhado à metodologia de ensino aplicada nas instituições. “Os pais precisam conhecer os filhos e estar atentos aos comportamentos dos seus filhos e ao desenvolvimento deles. De que forma ele aprende? Ele é extrovertido? E a melhor forma de se descobrir o método ideal é experimentando”, aconselha a psicopedagoga Daniela Santana Silva Ramos.

Os modelos mais comuns no Brasil são o Tradicional, Waldorf, Montessoriano, Construtivista e Freiriano. Apesar de serem considerados procedimentos aplicados para alcançar objetivos específicos, alguns questionamentos são importantes: o que deve ser ensinado? Quais caminhos podem ser adotados para trabalhar o conteúdo de forma produtiva? Daniela sinaliza que, inicialmente, consultar um profissional não é fundamental. “O primeiro passo é escolher um método e depois observar o desenvolvimento da criança. Caso tenha alguma dificuldade, e surja a necessidade de entender isso, é bom procurar um psicopedagogo”, complementa a profissional.

Entre os exemplos apresentados está o caso de dois irmãos que estudam em escolas construtivistas. Se um é participativo, faz todas as atividades, e o outro está chateado com frequência e não consegue se destacar, é preciso experimentar uma nova metodologia. “Cada escola tem um método de ensino, ou até mais de um. E cada criança se comporta de uma forma individual e particular com cada um, então o método de ensino pode influenciar positivamente ou negativamente”, sinaliza.

A diretora da Escola Waldorf Jardim Vir a Ser, Daiane Dias, esclarece como a instituição inclui a proposta pedagógica no cotidiano dos alunos. “O ensino Waldorf torna as pessoas mais humanizadas e mais conscientes do seu papel social com uma maior consciência coletiva”, esclarece. Não há disciplinas fixas no currículo dos estudantes, que ainda assim são incentivados a vencer os próprios limites. Já a escola Montessoriana apresenta materiais para estimular a aprendizagem. O ritmo e a escolha do tema a ser aprendido, no entanto, dependem do estudante.

O método Freiriano surgiu com o pedagogo Paulo Freire e tem reconhecimento internacional. A linha acredita que a conscientização do aluno é o maior objetivo da educação e, por isso, desenvolve atividades em sala de aula que estimulem o pensamento crítico. Neste caso, os conteúdos ensinados não devem ser considerados verdades absolutas e o docente, embora ensine, também aprende com os próprios alunos.

No caso da linha Construtivista, a elaboração de hipóteses e a resolução dos problemas estão na base da metodologia. É dada ênfase na aquisição dos conhecimentos, que não são transmitidos apenas pelos professores, como forma de se tornar o aluno um ser autônomo.


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