Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de janeiro, de 2019 | 11:02

Instituto Usiminas investiu R$ 12,8 milhões em 2018

Valor destinado a projetos nas áreas de cultura, esporte e social dobrou em relação a 2017

No ano em que completou 25 anos, ações de formação, educação ambiental, atrações culturais, incentivo ao esporte e ações sociais marcaram as realizações do Instituto Usiminas. O Instituto cuida da política de investimentos sociais da empresa e gerencia dois equipamentos culturais em Ipatinga, o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS CCU
O Instituto Usiminas comemorou 25 anos em alto estiloO Instituto Usiminas comemorou 25 anos em alto estilo
Em 2018, o Instituto Usiminas direcionou mais de R$ 12,8 milhões a 64 projetos de cultura, esporte e sociais, por meio das leis de incentivo federais e estaduais de Minas Gerais e São Paulo, beneficiando milhares de pessoas. O total investido foi o dobro do valor destinado em 2017.

Em Ipatinga, o Instituto apoiou a restauração da Academia Olguin, bem tombado como patrimônio histórico e cultural. As intervenções vão reaparelhar o espaço de condições técnicas para apresentações cênicas, além de melhorias estruturais.

No esporte, destaque para a Corrida do Aço, evento gratuito que teve participação de mais de três mil pessoas. No Centro-Oeste de Minas Gerais, o Instituto Usiminas incentivou a Associação dos Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região, levando qualificação profissional a um grupo de 23 artesãos do município.

Em Santos (SP), o projeto Feito à Mão promoveu capacitação para a arte e a técnica da cerâmica, em um ateliê montado na Fábrica Cultural. No esporte, Santos e Bertioga (SP) receberam o Circuito das Praias, com duas etapas de corridas por trilhas litorâneas.

O Instituto também firmou parceria com o Teatro Móvel Solar em Cubatão, Guarulhos e Taubaté (SP), com oficinas educativas gratuitas, visita às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS CCU
Flora Manga conduz as famílias em Uma Aventura no ViveiroFlora Manga conduz as famílias em Uma Aventura no Viveiro
Outro destaque no esporte em São Paulo foi o apoio ao Centro de Formação Tae-kwon-do, que ofereceu a modalidade gratuitamente para o público infantil e jovem da rede pública de ensino em Guarulhos.

Espaços culturais
Em Ipatinga, o Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, receberam cerca de 143 mil pessoas em 2018, em espetáculos, cursos, atividades educativas, palestras e exposições.

Destaque para o Salão do Livro Vale do Aço e o Projeto Série MPB, que levou ao Teatro do Centro Cultural Usiminas shows de Lenine, 14 Bis, Sidney Magal e Renato Teixeira.

A Série Espetáculo de Teatro levou as peças “A Visita da Velha Senhora”, com Denise Fraga e Tuca Andrada, e “Que tal Nós Dois?”, com Carolina Ferraz e Otávio Martins.

Entre as exposições, destaque para “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga”, “A Política das Imagens” e “O Grande Vizinho” (em cartaz até 4 de fevereiro).

Rodrigo Montaldi/Divulgação/ACS CCU
O Teatro O Teatro Móvel Solar esteve em três cidades paulistasO Teatro O Teatro Móvel Solar esteve em três cidades paulistas
A Ação Educativa atendeu mais de 37 mil pessoas de 229 instituições em 2018, de 50 cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço e de outras regiões de Minas Gerais. O público alcançado foi 33% maior do que em 2017.

A programação inclui os programas Série Espetáculos Didáticos, Arte em Família, Visitas Teatralizadas, Formação de Professores e Arte-Educadores, Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Visitas Orientadas às Exposições de Arte e programações especiais com atividades.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, comemora as realizações do ano de 2018. “Neste ano, vários projetos reforçaram a atuação do Instituto como ferramenta de responsabilidade social nas cidades onde a Usiminas atua.

Encerramos o ano com números positivos e um investimento crescente em projetos que levam bem-estar, qualidade de vida e formação para as pessoas. Em 2019, queremos avançar cada vez mais no sentido de estreitar laços com as comunicadas onde atuamos”, conclui Penélope.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário