28 de dezembro, de 2018 | 10:15

Festejos do Reinado de Ouro Preto

Uma das festas religiosas mais tradicionais de Ouro Preto comemora 10 anos

Janeiro é época de festejos. E em Ouro Preto acontece uma das grandes festas populares de Minas Gerais, o Reinado de Rosário, que reúne grupos de congado, guarda de Moçambique e marujadas.

A festa, intitulada ‘A Fé que canta e Dança’, foi revitalizada pelas comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, da Paróquia de Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, em Ouro Preto.

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia será aberta no próximo dia 6 – dia de Santos Reis – e se estenderá até o dia 13 de janeiro.

Ane Souz/Divulgação/AsscomSEC
Apresentação da Guarda de Congo do Rosário e Santa EfigêniaApresentação da Guarda de Congo do Rosário e Santa Efigênia
O Capitão da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Kedison Guimarães, coprodutor do evento, explica que a festa foi revitalizada em 2008 por iniciativa da Associação dos Amigos do Reinado, junto com o Fórum de Igualdade Racial, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Comissão Ouro-pretana de Folclore e associações dos Bairros Alto da Cruz e Padre Faria.

“É importante pra gente demonstrar nossa fé e sair pelas ruas, levando Nossa Senhora nos braços, numa festa de resiliência e resistência negra, lembrando os ancestrais representados na figura de Galanga, o Chico Rei”, diz Kedison.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, diz que “a Festa do Reinado é uma das grandes manifestações do patrimônio imaterial cultural e do resgate da africanidade do povo de Ouro Preto”.

Por sua vez, Felipe Guerra, secretário do Turismo, Indústria e Comércio, destaca a importância do Reinado, que abre o calendário de eventos da cidade: “É uma festa que encanta moradores e turistas”.

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Fundo de Patrimônio e Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, via Fundo Estadual de Cultura.

O encontro é realizado pela Associação Amigos do Reinado, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Capitão Rodrigo Alvarenga, Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

SERVIÇO:
Festejos do Reinado de Ouro Preto
A FÉ QUE CANTA E DANÇA
De 6 a 13 de janeiro
Apresentação de grupos, palestras, bênçãos, celebrações, tríduo
“10 anos estendendo os Louvores a Nossa Senhora do Rosário”
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário