26 de dezembro, de 2018 | 17:50

Afinal, o que faz um Fonoaudiólogo?

Cuidar da voz é uma das principais funções desse profissional

Divulgação
Essa profissional cuida da nossa voz, algo que sempre merece uma atenção especialEssa profissional cuida da nossa voz, algo que sempre merece uma atenção especial

Se você já escutou a palavra “fonoaudiologia” e ela te causou estranheza, não precisa se preocupar. Milhares de brasileiros não sabem ao certo o que ela significa mas, na verdade, esse é um termo que se faz presente todos os dias. Segundo o dicionário brasileiro, a fonoaudiologia é uma especialidade médica que compreende o estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento.

Não existe mistério ou nada fora do comum. Essa profissional cuida da nossa voz, algo que sempre merece uma atenção especial. Afinal, qualquer alteração no nosso timbre pode ser sinal de doenças graves, como por exemplo, o câncer de laringe. Para simplificar ainda mais, a fonoaudiologia é uma ciência da área de saúde que estuda toda a comunicação humana - desde a oral, até a audição e a escrita.

Em relação a carreira, o setor que mais oferece oportunidades é o atendimento a idosos e crianças - neste último caso, auxiliando menores com deficiência nas escolas. O fonoaudiólogo Rafael Cabral atribui o aumento da procura pelo curso a essas amplas possibilidades de atuação. “A procura aumentou muito nos últimos dois anos”, pontuou animado.

“O fonoaudiólogo é muito procurado para os cuidados com os idosos, mas esses profissionais podem trabalhar desde o nascimento até a velhice, gerando assim mais oportunidade no mercado de trabalho. A atuação desses profissionais é tão ampla que eles podem trabalhar até com mudança de hábitos, higiene e saúde vocal”, finaliza Cabral.

Carreira

Com a graduação em Fonoaudiologia, o profissional pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches e berçários. Em emissoras de rádio e televisão, auxilia apresentadores e atores na postura da voz. Para exercer a profissão é exigido registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Foi o amor à voz que fez com que o estudante Bruno Guimarães escolhesse a graduação de fonoaudiólogo. “O curso possui diversas áreas de atuação e todas são relacionadas à comunicação. Mas eu sempre tive muito interesse nas áreas de audiologia e voz. Durante o curso, também tive a oportunidade de aprender sobre saúde pública e linguística”, conta o estudante.

Se, assim como Bruno você também deseja ajudar as pessoas a se comunicar melhor, seja através da voz, da escrita ou da audição, o curso de Fonoaudiologia pode ser o ideal para você. Para ingressar nessa graduação, conte com o Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas de estudo com desconto de até 70%. Se interessou? Acesse o site, procure pelo curso do seu interesse e veja quais são as faculdades mais próximas da sua casa.
Agência Educa Mais Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário