21 de dezembro, de 2018 | 17:00
Cresce número de pessoas acima de 50 anos na faculdade
Ensino EAD aumentou em 162% o número de alunos na respectiva faixa etária
Divulgação
Entre 2010 e 2017, o percentual de estudantes acima de 50 anos que entraram na faculdade cresceu 162% na modalidade de Educação a Distância (EAD)

A idade não tem sido impedimento para realizar o sonho da graduação. Cerca de 73 mil alunos acima dos 50 anos iniciaram o primeiro ano do ensino superior no Brasil em 2017. Os dados são do Censo da Educação Superior 2017. No respectivo ano, o levantamento aponta que 62% dos ingressantes nesta faixa etária optaram pelo ensino EAD. Nos cursos presenciais, a quantidade de estudantes acima de 50 anos somou 2.643 alunos, ou seja, apenas 37,5% dos 7.048 ingressantes.
Entre 2010 e 2017, o percentual de estudantes acima de 50 anos que entraram na faculdade cresceu 162% na
modalidade de Educação a Distância (EAD) enquanto, na presencial, o índice alcançou apenas 9,82% de
crescimento.
Entre os novos universitários com mais de 50 anos está Roseval du Carmo, de 51 anos, que frequenta o curso de Jornalismo na Estácio de Sá. Não decidi agora. Sempre tive afinidade com a escrita, procuro aguçar a minha
capacidade analítica. Percebi que isso falta nos profissionais de Comunicação de hoje”, opina o estudante.
Esta não é a primeira graduação de Roseval. Até chegar ao curso atual, já obteve formação em Contabilidade,
Publicidade e Propaganda, esta última também é uma das formações associadas à
Comunicação Social. Me sinto como aprendiz e multiplicador ao mesmo tempo. Aproveito a experiência
profissional para me ajudar e ajudar os colegas, interagir com eles, não tenho nenhuma dificuldade”, sinaliza.
Na família, conhecimento não é apenas uma palavra do vocabulário, mas representa também uma afinidade.
Uma das irmãs de Roseval já cursa o doutorado; a outra é graduada em Design de Interiores e está prestes a
concluir o Ciências da Computação e o outro é advogado e
historiador. Conhecimento é o único meio que te leva aonde você quiser ir. A educação é uma ferramenta de
transformação do ser na sociedade”, conclui.
(Agência Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]