Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de dezembro, de 2018 | 22:20

Vantagens e desafios do ensino a distância

Brasil já tem mais de 15 mil polos do Ensino à Distância

A Educação a Distância (EAD) tem alcançado crescimento surpreendente nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), somente os polos de ensino EAD cresceram 133% no Brasil, passando de seis mil unidades para cerca de 15 mil - segundo o Ministério da Educação.

Um dos motivos para essa expressiva evolução é a popularização das vantagens do curso a distância. Apesar de apresentarem diversos benefícios aos estudantes, a modalidade também possui especificidades que devem ser levadas em consideração na hora de optar entre o curso presencial ou EAD. Por isso, conheça a importância do ensino a distância e suas vantagens e desafios.

Vantagens do Ensino a Distância

- Flexibilidade: com a possibilidade de escolher os melhores dias e horários para estudar, os estudantes possuem maior flexibilidade com os cursos EAD se comparados aos presenciais, que possuem dias e horários pré-definidos.

- Menor custo: sem a necessidade de comparecer diariamente na instituição de ensino, o estudante economiza com transporte e alimentação.

- Certificado: por muito tempo acreditou-se que o certificado do curso EAD era inferior ao presencial. No entanto, o MEC estabelece que o diploma do curso EAD não possui diferenciação com o presencial. Ambos possuem a mesma validade.

- Bolsas de estudo: os cursos a distância também disponibilizam bolsas de estudo com desconto nas mensalidades. O Educa Mais Brasil, por exemplo, oferece até 70% de desconto. A inscrição é gratuita e o estudante não precisa pagar mais nada no término do curso. Para ter acesso, basta acessar o site do Educa e escolher entre tantas faculdades EAD. Escolha a melhor opção e clique em ‘Quero esta Bolsa’.

Desafios ensino a distância

- Autonomia: a aprendizagem na educação a distância possui mais autonomia se comparada ao ensino presencial. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), apesar de contar com o tutor EAD, o estudante precisa desenvolver métodos próprios que incentivem e facilitem o seu aprendizado.

- Organização: essa autonomia demanda maior organização dos alunos, que devem ter rotinas bem definidas para não acumular conteúdo.

- Distrações: com um professor para “controlar” o ambiente, para muitos alunos é mais fácil conseguir manter o foco em sala de aula. Já na EAD, as distrações são maiores e não há ninguém além de si mesmo para manter a concentração nos estudos. (Gabriele Silva | Agência Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário