19 de dezembro, de 2018 | 14:08
Alimentação e Metabolismo, uma engrenagem perfeita
Nayara Santos Zímer *
O metabolismo desregulado está envolvido no surgimento de diversas doenças. Estas, por sua vez, apresentam maior manifestação com a aproximação da terceira idade, onde o paciente perde sua capacidade total de adaptação ao meio em que vive, ocasionado pelo envelhecimento natural do corpo.Contudo, existe uma preocupação maior por parte da ciência, visto que este processo que outrora ocorria de forma natural, está visivelmente antecipado pelo estilo de vida que contribui para o mau funcionamento do metabolismo corporal de grande parte da população. Concluído por meio de estudos científicos, que puderam comprovar a maior concentração de radicais livres em indivíduos sedentários com metabolismo lento.
Quando o alimento é ingerido, os nutrientes passam por reações químicas dentro do corpo. O objetivo é transformar a comida em energia, responsável por nos manter vivos. O conjunto desses processos recebe o nome de metabolismo. Seu funcionamento é semelhante a uma máquina: todo alimento que é quebrado pelo organismo e, como forma de nutriente, enviado a todas as células como fonte de energia ou matéria prima para formar músculos, ossos e outros componentes estruturais do nosso corpo.
Com a atividade metabólica reduzida, todo esse processo é retardado e da mesma forma o organismo demora mais tempo para excretar substância antinutricionais e eliminar os radicais livres, que estão associados ao envelhecimento e demais danos à saúde.
Para frear esse processo que ocorre como uma cascata é necessário que o corpo seja estimulado a funcionar de forma ritmada, isso só é possível com a alimentação e atividade física adequada a cada indivíduo. Alguns alimentos estão envolvidos na melhora do metabolismo como a água, canela, gengibre, café, vinagre de maçã, entre outros. É de suma importância que a introdução e/ou administração desses alimentos dentro de um plano alimentar bem estruturados seja de responsabilidade exclusiva do profissional nutricionista.
Dessa forma é restituída a capacidade metabólica, equivalente ao perfil individual de cada paciente. Quando o cuidado com a saúde e o estilo de vida está numa constante evolutiva, os ganhos vão muito além do que a aparência há prevenção de doenças, melhora da condição orgânica como um todo, além de estar ainda diretamente ligada a maior expectativa de vida e longevidade.
* Nutricionista (CRN9:19002). Graduada em nutrição pela faculdade Pitágoras de Ipatinga. Pós-graduanda em Nutrição Oncológica - Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduanda em Nutrição Materno infantil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











