Verão: Como reduzir o desconforto em noites quentes?

Temperatura elevada do corpo provoca agitação e dificulta a indução do sono

Reprodução


No calor, a temperatura elevada do corpo o mantem em estado de alerta e impede que o sono atinja seus níveis mais profundos

O verão é a estação mais esperada do ano. As pessoas aproveitam os dias de sol para passeios ao ar livre, como parques e praias, e investem em roupas mais leves e frescas. Mas com a época e o calor excessivo, é comum que o indivíduo transpire mais durante a noite, o que pode comprometer a qualidade do sono.

De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, mesmo que as pessoas sintam sonolência e cansaço é mais difícil dormir bem. “No calor, a temperatura elevada do corpo o mantem em estado de alerta e impede que o sono atinja seus níveis mais profundos, fazendo com que as pessoas tenham um sono de má qualidade. O resultado no dia seguinte é moleza e falta de disposição, comuns nos dias quentes”, explica.

Para ter noites agradáveis nessa estação, a especialista aconselha algumas mudanças de hábito. “Usar roupas leves e fresquinhas, lençóis de algodão e linho que esquentam menos, deixar o ambiente arejado para circular o ar, fazer refeições leves e manter o corpo bem hidratado são práticas que ajudam a dormir melhor”, orienta Renata.

Para quem transpira muito o ar-condicionado e o ventilador se tornam grandes aliados nesta época. Mas é preciso ter alguns cuidados. O ventilador pode permanecer ligado durante a noite desde que não fique diretamente em cima do corpo. Já o ar-condicionado deve estar com o filtro limpo e ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar pode ser utilizado um balde de água para umidificar o ambiente.

A consultora da Duoflex ainda ressalta a importância da atenção com o travesseiro. “Manter a saúde do travesseiro é essencial para ter boas noites de sono. O ideal é sempre arejá-lo e ventilá-lo, sempre protegido por uma fronha e sob luz indireta (nunca diretamente ao sol). Se você for uma pessoa que transpira muito a noite, é recomendado o uso de um travesseiro mais fresquinho".


(Dezoito)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO