Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de dezembro, de 2018 | 09:24

BNCC: etapa do ensino médio é concluída e integra Base Nacional Comum da Educação Básica

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio foi entregue ao MEC em 4 de dezembro

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que definirá os conteúdos da educação básica em conjunto com a BNCC das etapas infantil e fundamental. Até junho de 2019 os currículos que farão parte do Novo Ensino Médio deverão ser estruturados. A aplicação da reforma deve ocorrer a partir de 2020, mas as novas turmas serão formadas dois anos depois, em 2022.

Até a implementação da reforma do Ensino Médio, haverá consultas públicas regionais nos estados, promovidas pelo Conselho Nacional de Educação, e aprovação das mudanças pelas secretarias estaduais de educação. Com isto, a nova etapa prevê quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Português e matemática serão as únicas disciplinas ensinadas em todos os anos. No total, serão 3.000 horas na respectiva etapa: 1,8 mil para conteúdo da base e 1,2 mil para os itinerários formativos, que visam o aprofundamento das áreas do conhecimento além da formação técnica e profissional dos estudantes.

A aprovação da BNCC do Ensino Médio foi anunciada na última sexta-feira (14), quando o MEC informou a liberação de R$ 58 milhões ao Distrito Federal e aos estados para a implementação da respectiva etapa. A verba foi destinada através do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) do Ensino Médio.
Saiba mais: MEC deve homologar a BNCC do ensino médio.

Os itinerários formativos “são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio”. Haverá eixos estruturantes ligados à investigação científica, aos processos criativos, à mediação e intervenção sociocultural e ao empreendedorismo. Embora a escolha seja do estudante, a oferta será definida de forma autônoma pelas redes de ensino.

BNCC da Educação Básica

O documento será incorporado à BNCC dos níveis infantil e fundamental que, juntas, formam a BNCC da educação básica. Estão previstas a implementação da Política Nacional de Formação de Professores e a revisão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). - Agência Educa Mais Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário