18 de dezembro, de 2018 | 09:24

Oficina de robótica no Contém Cultura

Evento estimula adolescentes a utilizarem sucatas na construção de objetos

O filme Lixo Extraordinário, exibido mês passado no Contém Cultura, em Ipaba, inspirou a oficina Robótica Extraordinária, que aconteceu na tarde do último sábado (15), na sala multicultural situada na Praça Padre José Lanzillotti.

A oficina consistiu na criação de novos objetos, tendo como matéria-prima lixo eletrônico, copos descartáveis, palitos de picolé e outras sucatas.
A iniciativa contou com o apoio de Sidney Júnior, um apaixonado confesso por robótica e frequentador assíduo da sala de cinema.

Divulgação/ACS CCI
Com inventividades, os jovens usaram fios, pilhas e baterias velhasCom inventividades, os jovens usaram fios, pilhas e baterias velhas
Desde a semana passada ele reuniu amigos no Contém Cultura, dando os primeiros passos para a realização da oficina. “Fizemos uma reunião para conversar sobre o que poderíamos criar, começamos a juntar sucatas e já demos início à construção de alguns objetos”, conta Júnior.

A oficina teve os adolescentes como público-alvo, e entre as peças criadas pelos participantes houve um robô movido à bateria de violão, carros, ventilador, vassoura, serra e barcos movidos à pilha.

Os adolescentes também criaram um aparelho de ar condicionado portátil, montado em uma garrafa pet e que tem um compartimento onde são colocados blocos de gelo. Um cooler se encarrega de rotacionar o ar frio que vai sendo liberado dessa seção para o meio ambiente.

Para Jeremias Santos, facilitador cultural do Contém Cultura Ipaba, a experiência foi maravilhosa. “As crianças desenvolveram suas habilidades de inventores e praticaram um exercício importante de sustentabilidade, ao reaproveitar sucatas que seriam descartadas no meio ambiente”, disse.

Luciana Profiro, proponente do Contém Cultura, diz que a ação evidencia o propósito da sala de cinema, de ser um espaço para iniciativas plurais relacionadas à cultura, promoção e compartilhamento de saberes.

“Os meninos fizeram um link da oficina com o conceito de reciclagem visto no filme Lixo Extraordinário, e levaram ao Contém vários tipos de sucatas para a construção de objetos, de forma livre e criativa”, observa Luciana Profiro, acrescentando que, “além de se divertirem, e além do exercício de pesquisa de transformação do lixo, os meninos aprenderam a driblar os desafios de lidar com o que é precário para criar peças únicas”.

Após a oficina, o Contém Cultura promoveu mais uma sessão de cinema, com a exibição da comédia Minha mãe é uma peça. O Contém Cultura conta com o patrocínio da Cenibra/Instituto Cenibra, via Lei Rouanet.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jones

18 de dezembro, 2018 | 22:53

“SALVE JEREMIAS SANTOS, facilitador do Projeto Contém Cultura de Ipaba
e proprietário de numerosas relíquias reunidas no acervo base do
seu extraordinário Museu de Rua.”

Envie seu Comentário