DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

16 de dezembro, de 2018 | 07:01

Irmãos com distrofia muscular pedem ajuda em Timóteo

Jailton Ribeiro dos Santos, de 35 anos Elder, 33, e Darilton, 29, convivem com a doença degenerativa desde a infância

Arquivo pessoal
Os irmãos Ribeiro apresentam o mesmo tipo de problema de saúde e contam com a solidariedade da população Os irmãos Ribeiro apresentam o mesmo tipo de problema de saúde e contam com a solidariedade da população

Três irmãos, moradores do bairro Primavera, em Timóteo, sofrem com a Distrofia Muscular de Duchenne e realizam campanha via mídiais sociais para arrecadar recursos financeiros e materiais utilizados no dia a dia. Jailton Ribeiro dos Santos, de 35 anos Elder, 33, e Darilton, 29, convivem com a doença degenerativa desde a infância.

A mãe dos irmãos, Maria Luiza Ribeiro dos Santos, de 56 anos, afirma que família não possui condições de arcar com os custos elevados, do tratamento. “Tudo o que temos até hoje foi conseguido, basicamente, por meio de campanhas solidárias. Não temos condições de comprar todos os suprimentos. Então, nós contamos com a colaboração das pessoas, que têm nos auxiliado constantemente”, destaca.

Os materiais solicitados na campanha serão utilizados diariamente pelos irmãos. Maria Luiza informa que a doação pode ser tanto em dinheiro quanto de algum item. A ação visa arrecadar: três máscaras nasais Swift FX – ResMed; três tubos (traqueia) original Padrão (cinza) Philips Respironics; três reanimadores Ambu Oxigel Amarelo; três máscaras infláveis para Ambu Nº.5; três escovas de dentes elétricas; dois Selletes para transferência guincho. Esses materiais têm um custo total médio de R$4.750.

Resultados

Um dos dramas dos irmãos foi solucionado graças a campanhas passadas, como explica Maria Luiza. “Realizamos há um tempo, uma ação para conseguirmos comprar um gerador de energia elétrica, pois eles dependem de aparelho respiratório. Como já passamos muitos apertos por falta de energia por tempo prolongado, decidimos comprar o gerador. Graças às pessoas que se sensibilizaram com a nossa situação conseguimos adquirir a máquina”, conta Maria Luiza.

A mãe acrescenta que a fonte de renda da família é pouca e dá apenas para suprir as necessidades básicas. “Infelizmente, apenas um dos meus três filhos possui o benefício do INSS. Ainda estamos no processo de conseguir o auxílio para os outros dois. Eu não tenho uma fonte de renda e meu marido é aposentado, portanto, nós priorizamos a questão da alimentação para eles”, pontua a irmã.

Doença progressiva

A distrofia muscular de Duchenne é um distúrbio hereditário de fraqueza muscular e progressiva. Algumas das características é que a doença evolui rapidamente e ocorre basicamente em pessoas do sexo masculino, como é o caso dos irmãos do bairro Primavera.

Quando criança, um dos três irmãos começou a apresentar dificuldade de locomoção, e em seguida os outros dois também apresentaram o mesmo sintoma, como conta Maria Luiza. “O Jailton, logo na infância, tinha dificuldades de correr, subir uma escada. Ao ir no médico ficou constatada a distrofia. Os outros dois também apresentavam os mesmos sintomas e tiveram o mesmo diagnóstico. A situação foi piorando até eles irem para a cadeira de rodas, e posteriormente necessitarem dos aparelhos respiratórios. Hoje eles têm dependência quase que por completo, dois deles ainda conseguem operar um computador”, fala Maria Luiza.

Interessados podem ajudar os irmãos com qualquer quantidade de dinheiro em depósito na conta poupança em nome de Maria Luiza Ribeiro dos Santos, Banco Bradesco, Agência 1567, Conta 20685-7. Mais informações pelo telefone 99376-0860.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bárbara Kelly Cabalheiro de Souza

08 de junho, 2025 | 15:03

“Sei que um dos irmãos, o mais velho, faleceu. E que o filho mais novo está com depressão desde que seu computador estragou e ele ficou sem ter como passar o tempo, Já que o unico lazer dele é pelo pc. Quem souber o whats da mãe, pode me passar. Um grupo de pessoas de Porto Alegre, vai tentar uma vaquinha para comprar o pc para o Darilton. O contato que tem aqui, ngm atende.”

Marina Souza Alves.

16 de dezembro, 2018 | 09:29

“Eu conheço essa familia e realmente eles precisam.
Mais se não me engano a sra Maria Luiza é mãe dos rapazes e não irmã.”

Envie seu Comentário