Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de dezembro, de 2018 | 09:00

A dupla “Coração do Brasil”

Tonico e Tinoco venderam mais de 150 milhões de discos durante a carreira

Formada por dois irmãos – João Salvador Peres e José Salvador Peres - nascidos na região de Botucatu, interior de São Paulo, a dupla “Tonico e Tinoco” foi criada trabalhava no campo, recebendo a influência dos discos da série caipira do produtor Cornélio Pires.

Ainda durante a adolescência, eles compraram uma viola caipira e passaram a cantar em serenatas, festas e bailes da região.

O gosto pela música eles herdaram dos avós maternos, Olegário e Izabel, que alegravam a colônia com as suas canções, ao som de uma antiga sanfona. A primeira música que aprenderam foi “Tristeza do Jeca”, em 1925.

Arquivo GB Imagem
Em 15 de agosto de 1935, a dupla fez a primeira apresentação profissional, cantando na Festa de Aparecida de São Manuel, durante a qual milhares de pessoas de todo o Brasil visitam o segundo Santuário dedicado à Padroeira do Brasil.

Foram para São Paulo em 1943, onde participaram sem sucesso de programas de calouros no rádio. Só mais tarde, em um concurso promovido pelo Capitão Furtado, na Rádio Difusora, ganharam o primeiro lugar com a música “Adeus, Campina da Serra”. Por sugestão do próprio Capitão Furtado, adotaram então o nome artístico de “Tonico e Tinoco”.

O primeiro disco veio em 1944, com o cateretê “Em Vez de Agradecer”. Os primeiros sucessos foram “Percorrendo o Meu Brasil”, “Cana Verde” e “Canoeiro”. Rapidamente os irmãos tornaram-se uma das duplas sertanejas mais populares e tradicionais do Brasil, participando de seis filmes e fazendo shows por todo o país.

Não há dívida de que “Tonico e Tinoco” foi a dupla sertaneja mais importante da história da música brasileira.

Em 60 anos de carreira eles fizeram quase mil gravações, divididas em 83 discos, dos quais venderam mais de 150 milhões de cópias, realizando cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira.

O último show da dupla “Tonico e Tinoco” foi na cidade mato-grossense de Juína, em 7 de agosto de 1994, mesmo ano em que a dupla se desfez, com a morte de Tonico. Tinoco morreu em São Paulo, em 2012.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário