16 de dezembro, de 2018 | 09:00

Dicas de Boa Leitura

Livros atraentes e diferenciados para ler durante o período de férias

- Adulta Sim, Madura Nem Sempre
Um dia você é a jovem moderna que ouve música alta e incomoda a vizinha. No outro, interfona para o porteiro e reclama, aos berros, do som da garota que mora no andar de cima. O que houve?

Divulgação
Simples: a vida adulta chegou. Em seu novo livro, Camila Fremder mostra que a vida adulta chega de uma hora para outra, sem aviso, sem um curso preparatório, sem nada. A consequência disso é muito estranhamento, reflexões e boas risadas.

Saem de cena as noites agitadas e os dias sem preocupações, substituídos por fraldas (para quem tem filho), boletos e paranoia com a aparência. Com observações perspicazes e bom humor, Camila nos ajuda a entender e aceitar melhor essa transição. Com 136 páginas, o livro é da Editora Paralela.

- Raspútin
Mais de cem anos após seu assassinato, Raspútin continua, na imaginação popular, sendo um símbolo da encarnação do mal. Muitos livros e filmes contam a história de sua ascensão misteriosa ao poder como confidente de Nicolau e Alexandra, e guardião do debilitado herdeiro do trono russo.

Separando fato e ficção, o trabalho monumental do premiado historiador Douglas Smith apresenta Raspútin em toda a sua complexidade: um homem religioso, súdito leal, adúltero e boêmio.

Tendo como base documentos encontrados em sete países, “Raspútin” é a biografia definitiva de um homem extraordinário, que viveu de perto o ocaso da dinastia Románov. Com 920 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

- Ironias do Tempo
Faz tempo que Luis Fernando Verissimo registra em crônicas nos jornais toda a poesia, graça e lógica dos principais eventos do Brasil e do mundo. Pensamentos, desastres, sentimentos, escândalos, está tudo lá, acontecendo em tempo real bem diante dos nossos olhos.

imageme32695] Adriana e Isabel Falcão se debruçaram sobre pilhas e mais pilhas de textos produzidos nos últimos 20 anos para montar esta antologia. O resultado é uma curiosa jornada pelo tempo.

Fatos ou comportamentos que pareciam definitivos podem sofrer uma mudança radical; outros impressionam justamente pelo motivo oposto: se mantêm iguaizinhos por décadas. E nessas idas e vindas da vida, lá estão elas, as ironias do tempo. Com 208 páginas, o livro é da Editora Objetiva.

O Corcunda de Notre-Dame
Este drama medieval de Victor Hugo conta a história de Esmeralda, uma bela cigana amada por três homens: o arquidiácono Frollo, o corcunda Quasímodo e o capitão Phoebus.

Falsamente acusada de tentar matar Phoebus, que tentou violentá-la, Esmeralda é sentenciada à morte, mas é salva da forca por Quasímodo. Na obra, as tragédias abordam revolução e luta social, amor e perda, destino e livre arbítrio. Os personagens que vão do rei da França aos mendigos nos esgotos de Paris.

No centro de tudo, a Catedral de Notre-Dame. A introdução de John Sturrock fala de ideias apaixonadas, democracia e arquitetura gótica, mostra que um exterior repulsivo pode esconder beleza moral. Com 688 páginas, o livro é da Editora Penguin Companhia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário