09 de dezembro, de 2018 | 02:30

Dia do Fonoaudiólogo: 9 de dezembro

Gesiely Pontes S. Caniçali *

E Hoje o dia está mais comunicativo, e não poderia ser diferente. Hoje é dia da Fonoaudiologia, 9 de dezembro, dia do profissional responsável por apoiar, estudar, habilitar e reabilitar as disfunções e inabilidades da comunicação humana em todas as suas facetas.

Como é imprescindível a comunicação humana, seja ela, escrita, gestual, comportamental, corporal, pictográfica, enfim comunicar é vital, é afetivo é ter a possibilidade de quebrar barreiras e fronteiras, é poder alcançar o outro em milésimos de segundos sem sair do lugar, sim é isso mesmo a fonoaudiologia é a profissão da comunicação.

A fonoaudiologia é uma profissão futurista, quando digo futuro, estou sendo fatídica, pois acredito que o fonoaudiólogo é um profissional essencial a saúde humana. Atualmente as pessoas devido ao uso excessivo de meios de comunicação, ao ruído crescente, o pensamento acelerado, estão perdendo o hábito de proximidade e sim a fonoaudiologia é uma profissão que quer de forma terapêutica estimular o tátil, o cinestésico, não somente no sentido cientifico destas palavras mas no sentido afetivo, tocar, sentir faz bem pra memória, que faz bem para o cognitivo que faz bem pro coração que faz bem pra alma que faz bem pra você que faz bem pro mundo, ou seja a fonoaudiologia faz bem e traz o bem.

A princípio o nome da profissão assusta, fonoaudiólogo? a pergunta é sempre a mesma, fono o quê? o que o fonoaudiólogo faz? Então vamos esclarecer de forma simples e objetiva o que realmente faz o profissional da fonoaudiologia.

O fonoaudiólogo tem a possibilidade de proporcionar ao próximo o ato de falar, ouvir, comer, mastigar, engolir, respirar, escrever, cantar, sorrir habilitando e reabilitando funções essências perdidas, ou interrompidas como por exemplo: quando um paciente é submetido ao uso de sondas (meios artificiais de alimentação) o fonoaudiólogo é o responsável por reabilitar o paciente a voltar há ter uma alimentação via oral, ele é determinante e imprescindível para desempenhar esta função. Ele é o único profissional habilitado para liberar a via oral alimentar de um paciente.

Imagine viver no mundo do silencio, o fonoaudiólogo, ouve e sente ele habilita e reabilita funções auditivas perdidas, quando digo reabilita funções perdidas, não estou dizendo que ele devolva a audição perdida, mas ele determina por meio do uso das próteses auditivas, implantes auditivos, da linguagem brasileira de sinais (Libras), entre outras formas de reabilitação, criando assim uma maneira mais plena de comunicação, concomitantemente auxiliando no bem estar do individuo. Como é bom ser ouvido, ser observado, ser tocado e a fonoaudiologia é isso.

Eu poderia ficar descrevendo de forma cientifica o papel da fonoaudiologia, mas resolvi descrever a fonoaudiologia em sua plenitude, e beleza profissional.

Ser fonoaudiólogo, é sentir o vento, e deixar o mesmo invadir suas narinas, seus pulmões, é ouvir o vento passar em seus ouvidos, tocar seus sentidos e imaginar uma canção, ser fonoaudiólogo é tocar com a ponta dos dedos uma simples sensação, é simplesmente ser, é transformar os sentidos humanos em um conjunto de notas para criar uma comunicação. Agradeço ao jornal diário do aço por este espaço, pela homenagem de permitir a fonoaudiologia a arte de comunicar ao próximo.

* Fonoaudióloga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário