
08 de dezembro, de 2018 | 21:01
Artesãos recebem carteirinhas
Credencial proporciona diversos benefícios ao profissional que trabalha com artesanato
Mais de 80 artesãos de Ipatinga participaram, na sexta-feira (7), da cerimônia oficial da entrega das Carteiras do Artesão promovida pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O evento aconteceu na Casa do Artesão, no Novo Centro.Na oportunidade, os profissionais do artesanato de Ipatinga e região receberam a credencial, que faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Em julho deste ano, os profissionais foram convocados para participar do Mutirão do Cadastramento do Artesão promovido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga e a Secretaria Extraordinária de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (SEEDIF).
A Carteira Nacional do Artesão traz vários benefícios, tais como poder participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais, e também de programas de editais públicos e privados, em alguns casos. O documento foi emitido de forma gratuita e é válido em todo território nacional.
O especialista em marchetaria Cleber Oliveira Dias, de 84 anos, que atua na profissão há mais de 70, foi convidado a ser o primeiro artesão a receber a carteira e também recebeu uma homenagem.
Essa carteirinha mostra que nunca podemos desistir dos nossos sonhos. Na idade que estou hoje, é uma honra ter em mãos um documento com que sempre sonhei. Lutei muito por essa conquista e hoje, simbolicamente, tenho a honra de receber a carteira em nome de todos os artesãos”, celebrou.
Para Élida Azevedo, secretária Adjunta de Cultura, Esporte e Lazer do município, ações como esta reafirmam o compromisso da administração municipal com esse público, gerando novas oportunidades e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do artesanato ipatinguense”.
A vice-diretora da Casa do Artesão, Célia Xavier, ressalta que a chegada da carteira torna o artesão de Ipatinga um profissional reconhecido. O documento garante aos artesãos a isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas, além de poder trabalhar com exposição de seu trabalho em feiras de artesanato realizadas em todo o país”.
Casa do Artesão
A Casa do Artesão Matizes está localizada na avenida Macapá, 6, ao lado da moto-pista do Novo Centro, e funciona regularmente de 9h às 17h. No espaço há um centro de exposição e venda de produtos feitos por vários grupos de artesãos.
A Casa do Artesão foi fundada por um grupo de 22 pessoas, e envolve atualmente dezenas de artesãs ligadas a grupos de mulheres e clubes de mães de toda a cidade.
No imóvel - cedido pelo município - a entidade mantém produtos artesanais bordados, pintados, desenhos, miniaturas em madeira, mosaicos, patchwork, crochê, cerâmica, bijuterias, flores, velas e caixas em MDF, entre outros objetos decorativos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]