29 de novembro, de 2018 | 15:33

Final do Brasileirão Série A

Aurélio Caixeta

Divulgação
Com o Palmeiras do Felipão já campeão, a última rodada para os clubes mineiros interessa - e muito - para duas equipes.
O Atlético só depende dele para atingir um objetivo: salvar o ano. Deve vencer o Botafogo, sábado (1) às 19h, no Independência. Apesar da bronca e dos transtornos causados pela antecipação inexplicável do jogo por parte da CBF, o grupo, com salários em dia, está focado em fazer um grande jogo.

O América, com vários desfalques, vai jogar sua última cartada domingo (2) às 17h, no Maracanã, contra o Fluminense dirigido pelo ex-atleticano Marcelo Oliveira, seu concorrente direto. Se vencer o jogo e a Chapecoense perder para o São Paulo, o Coelho pode se salvar do rebaixamento, o que seria um feito extraordinário. Só a diferença das cotas pagas pela TV já justificaria uma grande festa, pois para time da série A ela é de 50 mil e para a Série B é de apenas 5 mil.

Com um time misto, o Cruzeiro vai fazer turismo na boa terra no domingo, onde vai enfrentar o Bahia, o 11º colocado, também às 17h. Além de dar chances a atletas que são negociáveis, na melhor das hipóteses o time pode chegar em 7º lugar, com 55 pontos, o que já seria uma boa. Agora é aguardar as negociações e montar a equipe para 2019, tentar ser campeão e não deixar a competição em segundo plano como fez esse ano.

FINALÍSSIMA DO MINEIRO FEMININO
América x Ipatinga decidem o título de campeão Mineiro de Futebol Feminino neste domingo (2), às 11h, no estádio das Alterosas, em Venda Nova, na Região Metropolitana de BH. Pelo que aconteceu no jogo de ida, no último sábado (24), quando houve o empate em 3 x 3, espera-se um jogo muito disputado. As tigresas levam na bagagem a esperança de conquistar para a cidade o título de bicampeão Mineiro. O time conta com o apoio da Prefeitura de Ipatinga.

FINAIS NA REGIÃO
A Liga Acesitana de Futebol (LAD), com apoio da prefeitura local, promove as finais em três categorias em Timóteo, com todos os jogos acontecendo no Estádio José de Oliveira Freitas, o Jucão, campo do Acesita.
Sábado (1), às 16h10, será a final da categoria Máster, quando Vila Nova x Avante decidem o título de campeão de 2018 revivendo grandes clássicos da categoria, recheada de conhecidos craques veteranos.

Domingo (2), às 14h10, haverá a decisão da categoria Júnior com o jogo entre Cachoerinha x São Francisco.
No jogo principal, às 16h10, haverá a grande decisão do futebol amador da cidade, entre Juping X Industrial, jogo que promete muito devido a rivalidade, com direito a muita festa.

A Liga de Desportos de Coronel Fabriciano (Lidecel) programou uma grande festa para a final do Campeonato Amador da cidade, no domingo (2) às 9h10, no Estádio Louis Ensch, campo do Social. Depois de uma semifinal muito concorrida e bem disputada, Real Madri x Vale do Aço definem o titulo de Campeão Amador de 2018, em jogo único.
Em Ipatinga, os campeonatos promovidos pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) estão na reta final. O técnico e comentarista Marcelão Alves, parceiro da coluna, faz um ressumo do que está acontecendo.

- SUPER MÁSTER - Foi realizada na segunda-feira (26), na sede da LDI, uma reunião entre os semifinalistas para definir os horários e locais dos confrontos da primeira partida (jogos de ida) no próximo domingo (2). Veneziano e Vila Nova se enfrentarão no bairro Planalto, às 8h30. AERC e Beira Rio se encontrarão na Arena AERC, no mesmo horário.

Outra definição é que a final será em partida única, em campo neutro. A expectativa é que sejam partidas duríssimas nesta fase, como foi nas quartas de final. A surpresa para muitos na fase anterior foi a eliminação do Braúnas, que investiu pesado e foi eliminado pelo AERC, que venceu por 2x1, provando mais uma vez que futebol se ganha dentro das quatro linhas.

- BASE - As coisas também estão se afunilando. No infantil, Vila Celeste x Ipatinga e Jabaquara x Iguaçu se encontrarão nas semifinais, confrontos que se repetirão no juvenil. Isso mostra a seriedade e organização das equipes, onde professores dedicados orientam um bom futebol e formam o caráter dos meninos. Sabemos que chegar ao futebol profissional não é fácil, e o importante é lapidar na base aqueles que serão os craques do futuro. Parabéns!

- AMADOR UNIFICADO – O único que venceu foi o Boca Rica, que bateu o Penharol por 2x1 fora de casa. Os outros resultados foram os seguintes: AER Industrial 2x2 Talismã, Flamenguinho 2x2 Barra Alegre e Panorama 2x2 Vila Celeste. Neste fim de semana a chapa vai esquentar.

É possível que haja jogos no meio de semana, já que as datas estão apertadas e as competições precisam terminar antes do natal. Na minha avaliação, Vila Celeste e Barra Alegre tem apresentado um melhor futebol, mas isso não quer dizer que estarão entre os semifinalistas. Não se pode brincar com futebol, e em se tratando de mata-mata, todo cuidado e pouco.

SEMANA QUE VEM TEM MAIS.
- Quando a gente acha que Neymar está em baixa, ele aparece marcando um gol histórico para o seu time, o PSG, contra o Liverpool, tornando-se o brasileiro com mais gols na história da Liga dos Campeões. Temos que tirar o chapéu para ele.

- Meu afilhado, o estudante de jornalismo Gustavo Pimentel, que eu chamo de meu neto devido ao fato dele ter a mesma idade de meu neto Gustavo Caixeta Mirai, começou a prestar assessoria de imprensa ao Clube Morro do Pilar. Desejamos sucesso a ele.

- O programa esportivo Debaixo do Gol, apresentado por Marcelão Alves na Radio Cidade FM 90.9, estará de volta neste sábado (1,) de 10 às 12h. Fiquem ligados.

Contatos com a coluna: caixeta.auré[email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário