29 de novembro, de 2018 | 10:02

Reaproveitamento de rejeitos da mineração é tema de seminário em BH

Durante dois dias, especialistas do setor vão debater temas que visam ao fortalecimento do quesito sustentabilidade na atividade minerária em Minas Gerais

Divulgação
A iniciativa de promover o seminário corrobora com o dever do poder público de fomentar alternativas à disposição do rejeito em infraestruturas de barragensA iniciativa de promover o seminário corrobora com o dever do poder público de fomentar alternativas à disposição do rejeito em infraestruturas de barragens

O Governo de Minas Gerais amplia a discussão para aprimorar as políticas públicas voltadas ao setor da mineração no Estado e realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro (segunda e terça-feira), o seminário Reaproveitamento de Rejeitos da Mineração e Economia Circular. O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) –, em parceria com o Sindicato das Indústrias Extrativistas de Minas Gerais (Sindiextra).

A programação terá início às 9h, no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600, Lourdes - Belo Horizonte). Durante os dois dias, especialistas do setor vão debater temas que visam ao fortalecimento do quesito sustentabilidade na atividade minerária em Minas. Serão quatro painéis de palestras: Políticas Públicas; Desaguamento de Rejeitos; Economia Circular na Indústria e na Mineração; Reaproveitamento de Rejeitos e Reaproveitamento de Rejeitos na Construção Civil.

A iniciativa de promover o seminário corrobora com o dever do poder público de fomentar alternativas à disposição do rejeito em infraestruturas de barragens, como preconiza a lei 21.972/2016.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Feam.

Além de representantes do Sisema, que vão tratar das ações e desafios do Estado de Minas Gerais no incentivo ao reaproveitamento de rejeitos, o seminário vai reunir profissionais do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Mineração (ANM), do setor produtivo, da construção civil e da comunidade acadêmica.

O seminário – o segundo do Governo de Minas Gerais promovido pelo Sisema em 2018 com o tema mineração – é fruto da visita de comitiva do órgão ambiental à China, em maio deste ano. Na ocasião, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, pôde conhecer técnicas avançadas para reaproveitamento dos rejeitos de mineração implementadas pelo país asiático que tem alta produção desse tipo de material.

Em outra iniciativa, o secretário e técnicos da Feam estiveram na Holanda, no final de 2017 e todo o conhecimento adquirido durante a visita foi compartilhado em Minas durante a realização do I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens, em maio deste ano. O evento contou com a participação de especialistas e órgãos ambientais da Holanda, Portugal e do Chile.

(Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário