26 de novembro, de 2018 | 23:28

Número de comissionados é alarmante, diz equipe de Zema

Transição já detectou que 3.223 cargos, de um total de 13,6 mil comissionados, são preenchidos por não concursados

A equipe de transição do governador eleito Romeu Zema (Novo) considerou “alarmante” a proporção de cargos comissionados sem concurso atualmente na administração do estado. Em nota, divulgada nesta segunda-feira, o grupo de trabalho, chefiado pelo vereador licenciado Mateus Simões (Novo), apontou que 23,6% - 3.223 cargos -, de um total de 13,6 mil cargos comissionados, são preenchidos por não efetivos. Segundo os dados, os ocupantes desses postos estão em funções de chefia na administração direta e indireta do estado. Considerando o plano de enxugamento, a equié de Zema ainda deve contar com 800 cargos comissionados.

Embora entre os cerca de 376 mil servidores ativos do estado, os comissionados representem hoje 1,1% do funcionalismo, Simões trata como prioridade os cortes nas indicações. “Os cortes nas indicações políticas para os cargos de recrutamento amplo serão avaliados como prioridade. Há órgãos preenchidos quase exclusivamente por servidores comissionados. Isso será revisto”, disse.

A equipe apurou que a atual gestão nomeou 74.324 servidores aprovados em processos seletivos, com destaque para a maioria dos postos estarem concentrados na administração indireta.

Os números dos cargos lotados na Copasa e Cemig não foram considerados, pois, segundo a equipe de Zema, os dados não foram disponibilizados pela atual gestão.

Ao longo da semana, a comissão de transição divulgou o que chamou de diagnósticos preliminares na área fiscal, indicando o crescimento anual de 11% nas despesas com pessoal nos últimos quatro anos

Governador faz curso intensivo na Inglaterra

O governador eleito, Romeu Zema está essa semana, na Inglaterra. Em Londres, o empresário fará um curso com o tema "Aprimoramento em Gestão Pública e Educação Pública" acerca de políticas públicas para o setor educacional.

Na Universidade de Oxford, também ao longo da semana, ele participa do evento "Encontro de Autoridades: Uma nova agenda para a gestão pública do Brasil”.O seminário será realizado na Escola de Governo Blavatnik. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa de Zema.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário