24 de novembro, de 2018 | 20:45
Final da Libertadores é adiada para domingo
Adiamento ocorreu após o ônibus com a delegação do Boca Junior ser apedrejado na chegada ao estádio do River, onde seria realizada a final
Assim como ocorreu no duelo de ida, o jogo de volta da Copa Libertadores da América 2018 foi adiado. Marcado para este sábado (24), o confronto entre River Plate e Boca Juniors chegou a ter o seu início alterado em duas horas por conta de um ataque ao ônibus do Boca, mas foi transferido oficialmente para o domingo (25), às 18h de Brasília. "Os dois clubes não queriam jogar, então houve um pacto de cavalheiros", explicou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em entrevista após a reunião que selou a decisão.
O adiamento ocorreu após a intensa confusão na chegada do Boca Juniors ao estádio Monumental, conforme publicado o portal Uol. A delegação "xeneize" foi atacada com copos, garrafas, paus e pedras lançadas pelos fãs do River. O ataque quebrou vidros e feriu atletas. Diante da confusão, a polícia utilizou gás de pimentas para conter os vândalos. O gás atingiu ao menos cinco atletas do Boca. Os atacantes Ábila, Beneddeto e Tevez passaram mal nos vestiários do estádio por causa dos efeitos do gás de pimenta, segundo o repórter Fernando Caetano, do Fox Sports, o que geriu o pedido de adiamento da partida. Tevez, inclusive, chegou ao Monumental com o rosto coberto pela camisa, enquanto o capitão Pérez foi feriado por estilhaços de vidro e precisou ser levado a um hospital, como mostra o tuíte abaixo da rádio La Red, que teve acesso às imagens do vestiário. Com o capitão ferido e seus jogadores "muito mal", como disse o diretor de futebol Jorge Anró, o Boca pressionou para que a partida não fosse realizada.
Membros das Conmebol e dirigentes das equipes se reuniram ao menos três nos vestiários para definir o caso. Depois de seguidas reuniões e dois atrasos que mantinham o jogo para este sábado, a partida foi transferida para o domingo (25). "Nos atiraram de tudo", disse Cali Izquierdoz, do Boca Juniors, ao Olé. O ex-dirigente do clube Juan Carlos Crespi afirmou: "Nos jogaram gás de pimenta, pedras, tudo". Autor de um dos gols na primeira partida, Benedetto disse: "Jogaram gás de pimenta". Às 17h42 (de Brasília), a Conmebol informou o adiamento em uma hora após avaliar o caso e visitar os jogadores feridos no vestiário do Boca Juniors. Às 18h46, novo comunicado após outra reunião, desta vez confirmando mais 1h15 de adiamento, com a partida se iniciando às 20h15 (de Brasília). Pouco depois das 20h20, o presidente Alejandro Domínguez confirmou o adiamento de maneira definitiva. Esta é a segunda vez que a final entre os rivais argentinos sofre alterações. O duelo de ida, que seria realizado no sábado (9 de novembro), precisou ser remarcado para domingo (10) pela forte chuva que atingiu Buenos Aires, o que prejudicou o gramado de La Bombonera. Os dois jogos têm torcida única, apenas do time mandante.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














