21 de novembro, de 2018 | 13:50

Fies 2019: edital para o próximo semestre foi publicado pelo MEC

Instituições assinam Termo de Participação entre 03 e 14 de dezembro

Divulgação
O MEC destaca que a oferta de vagas no Fies é condição necessária para participação na modalidade P-FiesO MEC destaca que a oferta de vagas no Fies é condição necessária para participação na modalidade P-Fies

O Ministério da Educação publicou o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2019) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) com as regras válidas para o processo seletivo do primeiro semestre do próximo ano. De acordo com o documento, os Agentes Financeiros Operadores de Crédito têm até a próxima quarta-feira, 28 de novembro, para manifestar interesse em participar dos processos seletivos da modalidade P-Fies.

No caso do Fies 2019.1, a assinatura do Termo de Participação deve ser feita entre os dias 03 e 14 de dezembro de 2018, até às 23h59, por parte das mantenedoras de Instituições de Educação Superior (IES) que ofertarão cursos não gratuitos. O termo indica as modalidades de oferta de vagas que as instituições desejam participar e as respectivas propostas de oferta.

O MEC destaca que a oferta de vagas no Fies é condição necessária para participação na modalidade P-Fies. O edital com as regras válidas foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira (20).
Como participar do Fies?

Para participar do Fies 2019, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançado pontuação mínima de 450 pontos. A nota da redação deve ter sido acima de zero pontos. Ambos são válidos para o P-Fies. O programa também adota critérios socioeconômicos para a seleção e determina que a renda familiar não pode ultrapassar cinco salários mínimos, a depender da modalidade.
Saiba mais:

Prouni e Fies

Caso o estudante contrate o financiamento parcial, é possível também contratar uma bolsa de estudo parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste caso, a bolsa disponibiliza desconto de 50% na mensalidade.
Bolsa de Estudo

Para o estudante não se encaixa nos critérios socioeconômicos ou não tenha realizado o Enem, ainda é possível estudar com bolsa de estudo por meio do programa Educa Mais Brasil. Com a contratação do benefício, é possível obter desconto de até 70% na mensalidade e não é necessário comprovar renda.

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário