13 de novembro, de 2018 | 10:06

Dia do Barroco Mineiro no BDMG Cultural

Solenidade homenageia a obra e o legado de Aleijadinho, mestre da arte colonial, barroca e rococó mineira

Celebrando a memória e o aniversário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a Secretaria de Estado de Cultura e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizam, em parceria com o BDMG Cultural, o Dia do Barroco Mineiro.

O evento será na próxima segunda-feira (19), às 19h, no auditório do BDMG Cultural, e terá a entrega do Prêmio Diogo de Vasconcelos. A entrada é gratuita.

Nivaldo Resende
A Igreja de São Francisco, em Ouro Preto, destaque na obra de AleijadinhoA Igreja de São Francisco, em Ouro Preto, destaque na obra de Aleijadinho
Na solenidade também será feito o lançamento do livro “Estudos sobre Belo Horizonte e sobre Minas Gerais nos 30 anos do BDMG Cultural”. Participam da homenagem a Aleijadinho o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, o presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado João Bosco, e o diretor-presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria Tavares.

Nascido na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto (MG), o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o maior expoente da arte colonial brasileira e um dos principais representantes do barroco.

Entre seus trabalhos de maior destaque estão a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, as obras do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e os 12 profetas moldados em pedra-sabão, em Congonhas. O artista morreu em 18 de novembro de 1814, vítima de uma grave doença.

O Dia do Barroco Mineiro, comemorado anualmente em 18 de novembro, foi instituído pela lei 20.470, de 2012, que determina a realização de atividades culturais para valorizar o patrimônio histórico relativo à expressão artística e à obra de Aleijadinho.

Nivaldo Resende
Os profetas esculpidos em pedra-sabão, em Congonhas, são inesquecíveisOs profetas esculpidos em pedra-sabão, em Congonhas, são inesquecíveis
Prêmio Diogo de Vasconcelos
O Prêmio Diogo de Vasconcelos contempla com R$ 10 mil o melhor trabalho de pesquisa sobre a história de Minas Gerais.

A solenidade leva o nome do importante historiador mineiro, que teve participação direta na criação do Arquivo Público Mineiro, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e da Academia Mineira de Letras.

Lançamento
Organizado pelos professores Eliana de Freitas Dutra e Caio César Boschi, o livro “Estudos sobre Belo Horizonte e sobre Minas Gerais nos 30 anos do BDMG Cultural” é fruto de atividades no seminário “Escrita, memória, movimento: BH 120 anos”, organizado pelo BDMG Cultural em 2017.

A obra reúne temas ligados à história da fundação de Minas Gerais e de Belo Horizonte, assuntos relacionados à sua memória, arquitetura, cultura e meio ambiente.

SERVIÇO:
Dia do Barroco Mineiro
19 de novembro de 2018 – 19h
BDMG Cultural – Auditório Marco Túlio – andar térreo
Rua Bernardo Guimarães, 1.600 – Lourdes - Belo Horizonte
Entrada gratuita
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário