13 de novembro, de 2018 | 09:15

Barracas do Parque Ipanema são removidas

Operação iniciada no começo da manhã dessa terça-feira desocupa toda a área da calçada da avenida Roberto Burle Marx

Fotos: Alex Ferreira
No total, 49 comerciantes que utilizam barracas fixas na área do Parque Ipanema foram notificados em 3 de setembroNo total, 49 comerciantes que utilizam barracas fixas na área do Parque Ipanema foram notificados em 3 de setembro

As barracas de alimentos localizadas à margem da avenida Roberto Burle Marx, estão sendo removidas nessa terça-feira. No total, 39 comerciantes que utilizam barracas fixas na área do Parque Ipanema foram notificados em 3 de setembro, pela Prefeitura de Ipatinga, quanto a um prazo legal para a retirada das instalações do espaço público.

O município de Ipatinga cumpre uma exigência feita pelo Ministério Público Estadual, para quem a ocupação do espaço púbico, tombado como patrimônio, estava na ilegalidade há anos, sem que nenhuma providencia tenha sido tomada pelos governos anteriores.

O MP requeria, há muito tempo a desocupação da área do parque por meio de medidas do poder Executivo, com o fundamento segundo o qual a atividade comercial, nos termos atuais, atenta contra a preservação do meio ambiente no local, que é tombado como patrimônio histórico-cultural e ambiental e protegido por legislação específica.
A ocupação do espaço púbico, tombado como patrimônio, estava na ilegalidade  há anosA ocupação do espaço púbico, tombado como patrimônio, estava na ilegalidade há anos


Em setembro passado a Prefeitura de Ipatinga recebeu um ultimato para fazer cumprir a determinação, sob pena de sanções de improbidade administrativa por permitir o uso indevido de Área de Preservação Permanente (APP).

Notícia atualizada:
Parque Ipanema terá revitalização com novos quiosques

Diálogo com os comerciantes

Para amenizar os efeitos da decisão, o prefeito Nardyello Rocha comunicou aos representantes dos comerciantes que todos aqueles que tiverem interesse, após se retirarem da área, poderão participar de feiras móveis no município.
A Prefeitura de Ipatinga anunciou que definiria um projeto de barracas padronizadas para a área do Parque, cujos concessionários serão selecionados em licitação.
Todos aqueles que tiverem interesse, após se retirarem da área, poderão participar de feiras móveis no municípioTodos aqueles que tiverem interesse, após se retirarem da área, poderão participar de feiras móveis no município

Ainda, caberá à administração municipal executar intervenções para recuperar trechos danificados das pistas de ciclovia e pedestres no local até então ocupado pelas barracas irregulares.

“Chegamos ao nosso limite em relação a esta situação e, agora, não há mais como retardar a providência, tendo em vista a determinação judicial. Esperamos que todos os atuais donos de barracas se preparem para, quem sabe, aproveitar da melhor forma possível o processo de regulamentação dos novos equipamentos que serão definidos para o local”, informou o prefeito em reunião com os representantes dos comerciantes.



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Realidade

14 de novembro, 2018 | 17:12

“Gente teve prazo sim,foram estabelecidos também taxas públicas para eles,e ao invés de.melhoraram, encareceram os alimentos,foram pra justiça brigar por um direito que eles não tinham,pq ali é área pública,não é só sair invadindo não,pq não foram tentar adaptar às novas normas,ao invés de brigar por uma causa que já vinha se arrastando a 4 anos por causa do famoso jeitinho
Direito é direito!!”

Magno

14 de novembro, 2018 | 14:51

“eu entendo que o certo era conceder um prazo para regularizar a situação das barracas, tanto de estrutura quanto de higiene, aí sim se não fosse obedecido retirar, mais estamos em um país que se fala muito em solidariedade em ajudar ao próximo, agora na realidade o interesse financeiro sempre fala mais alto, os melhores exemplos são os nossos políticos!!!”

Cidadáo

14 de novembro, 2018 | 13:00

“O pessoal que está reclamando que agora serão 49 famílias estão pensando o quê da vida? Lei tem que ser respeitada. Os barraqueiros tiveram mais de um ano de conhecimento da ação que os retiraria dali. O que fizeram? Foram teimosos e continuaram no local, achando que no "jeitinho" iriam conseguir ficar ali. Por que dentro desse 1 ano não se adaptaram a outros trabalhos e empregos? Só agora que vão se preocupar em mudar de ramo? Ou nós começamos a respeitar a lei neste país ou seremos sempre atrasados. Parabéns ao Ministério Público e a Prefeitura de Ipatinga!”

Palhaço

14 de novembro, 2018 | 10:59

“Respondendo este NARDINHEIRO, meu filho onde vc reside, pra dizer que o interesse sobre o parque surgiu de agora? Se atualiza filhão, este caso dos barraqueiros ja tem anos.
Rico não faz piquenique não odiota, Vai dar umas voltas no parque pra vc ver quantos ricos vc vai encontrar la. Rico por acaso leva a filharada toda p passar Domingo na grama? So se for na grama do sitio, do Morro do Pilar, na Fazenda, rico não vai pro parque fumar maconha não kkkkkkkkkk.
Povo besta demais. Tinha que tirar mesmo, ta certo seja quem foi que autorizou ou não.”

Boneca

14 de novembro, 2018 | 10:54

“Frequento o parque a anos, eu e minha familia, principalmente nos finais de semana. Ja era p er tirado aquelas porqueiras a anos, poluição visual, falta de higiene, e por acaso os barraqueiros pagavam agua? Pagavam Luz? E estatal taxa de lixo? pagam tbm? IPTU pagam? Haaaaa fala serio, mamar todos querem, mais eles estavam errados sim gente, AREA QUE NÃO ERAM DELES, invadiu e queriam ficar pra sempre? Que os novos quiosques sejam fiscalizados pelo menos 1x no mê, e que todos passem por curso de manipulação de alimentos. E quem ta achando ruim, que pegue um barraqueiro, e autorize o mesmo a se instalar na varanda, garagem ou qualquer lugar da sua casa, mais sem ajudar nas despesas, por que na calçada ele tbm nao pode ficar não. Tem que limpar o centro de Ipatinga tbm, que esta um nojo, camelos em toda extensão de calçadas, ambulantes de comidas sem higiene nenhuma, sem contar no tanto de pedinte que se mudaram p Rua Belo Horizonte. Estação Memoria virou cracolândia, da nojo de passar ali, MP, PMI e PM deveriam fazer excursão p Lua e deixar tudo la.”

Laura

14 de novembro, 2018 | 10:32

“do jeito que as coisas estao, daqui a pouco vão estar cobrando pra entrar no parque ipanema”

Luíza

14 de novembro, 2018 | 07:38

“Como diz o ditado, pior cego é aquele que não quer ver. Concordo com o comentário que disse que, já que não estava dentro dos conformes, porque não ajudaram os que já estavam lá a melhorar? Várias pessoas enchem a boca para falar do "lixo" que era lá, e aposto que muitos que dizem isso comem em restaurantes, lanchonetes e etc....
Agora eu te pergunto, quem ai já entrou nas cozinhas dos lugares que frequentam para comer????
Pergunto pois já entrei em várias cozinhas devido a minha profissão, e aqui pra nós, muitas não são diferente das barraquinhas não. Cada um só olha pro próprio umbigo.”

De Cara

14 de novembro, 2018 | 02:02

“Que isso gente queria ver se fossem vocês !! Não aceito tbm porqueira e taus!! Mais pq não melhorar para eles que já estão lá ? Tira los para por outros? VOu falar de novo e se fossem vocês ? Claro que não tava bom,mais a ação foi muito dura !!! Tinham que pensar naquelas famílias!!!”

Nardinheiro/bate e Volta

13 de novembro, 2018 | 23:59

“Primeiro,tem uns idiotas comentando aí,que não frequentam o parque,se frequentasse, não estavam falando asneiras.
2-Quem frequenta o parque,sabe do dia a dia ,assistiu ao abandono que o parque sofreu até bem pouco tempo;pouca iluminação,o lago quase secou,o gramado quase não era podado,assaltos,uso de drogas,inclusive ocorreu um homicídio na lagoa. Quem conhece o parque sabe disso. O parque só sobreviveu porque " as barracas LIXO",como alguns disseram estavam lá, enquanto todos se afastavam do parque, as barracas estiveram lá e não deixou que o parque perdesse sua característica familiar.
Pergunto:
Porque será que de uma hora pra outra,o parque despertou interesses?
Será mesmo que a preocupação do prefeito NARDINHEIRO é com o parque?
3-O ministério público não mandou nada, não é competência dele,ele recomendou providências
4- A justiça também não mandou remover,ela autorizou,quem sabe ler,sabe que mandar e autorizar,tem diferença.
Finalizando:
A construção de superestruturas no parque como é a intenção do autoritário prefeito, só irá
beneficiar os grandes empresários que já estão cotados para ocupar o local e elite ipatinguence.Sendo assim,o prefeito NARDINHEIRO pretende descaracterizar o parque,local criado para todos,e não para somente RICOS.”

Lucia Paiva

13 de novembro, 2018 | 18:00

“Vê se esse povo aprende a votar! Se votarem em políticos alinhados com o trabalho honesto, isso não aconteceria. Mas votam em políticos interesseiros, que apoiam apenas empresários, dá nisso aí.”

Edmilson

13 de novembro, 2018 | 17:58

“Isso só tem um comentário: COVARDIA!!!”

Sabonete

13 de novembro, 2018 | 17:47

“E AQUELAS BARRACAS HORRENDAS EM FRENTE A PORTARIA DA USIMINAS NO CENTRO DE IPATINGA....???”

Sabonete

13 de novembro, 2018 | 17:41

“GALERA......PRÓXIMO PASSO ...!!...SUMIR COM AQUELE LIXO DO CENTRO DE IPATINGA QUE TEM NOME DE RODOVIÁRIA......AQUILO SIM É UMA VERGONHA....GARANTO QUE TEM MUITA GENTE MAMANDO NAQUELA TETA....!!”

Palhaço

13 de novembro, 2018 | 17:00

“O JHONY AQUILO ERA UM CHIQUEIRO MENINO, OLEO VELHO EM GARRAFAS PET, AS BANANAS DESCASCADAS EM BACIAS DE PLÁSTICOS COM A AGUA ATE PRETA, ELES PEGAVAM EM DINHEIRO, IAM LA E PEGAVAM AS BANANAS PARA FRITAS, BRASILEIRO TEM QUE PARAR DE ACEITAR IMUNDICE, DUVIDO QUE NA SUA CASA TEM UMA CAIXA DE ISOPOR COM LODO, IGUAL AS QUE EU VI NAS FOTOS HOJE ESPALHADAS PELAS REDES SOCIAIS. E COMO O AMIGO DISSE AI, POBREZA NÃO SIGNIFICA PORQUEIRA NAO, TEM RICO QUE COME MERDA DE NARIZ. AQUILO ERA UMA IMUNDICE SIM. E QUE ELES ABREM SIM, RESTAURANTES COM PREÇO ALTO, MAIS QUE TENHA HIGIENE. HAAAAA E QUE PELO MENOS ELES PAGAM IMPOSTOS IGUAL A QUALQUER COMERCIANTE.”

Boneca

13 de novembro, 2018 | 16:51

“Quanta nojeira naquelas barracas, higiene zero, nem água de coco tomava ali, imundice.
E se pensar bem, quem pagava para os barraqueiros eram nos comunidade, por que água usada do parque, luz usada do parque, coleta de lixo que passa na avenida do parque. Enfim, eles usavam area publica, agua publica, luz publica, caminhão de lixo publico.... nao pagava IPTU, nao pagava Guia de Coleta de Lixo, ta certo deles reclamarem mesmo, viviam a custas do Municipio mesmo. Espero que Os novos quiosques cheguem logo, e que quem adquirir tenha curso na Vigilancia Sanitaria sobre manipular alimentos.”

Palhaço

13 de novembro, 2018 | 16:46

“ESSE JACU AI QUE USA O NOME DE NARDINHEIRO, E MUITO BURRO MESMO, VAI ESTUDAR MENINO, ONDE ISSO IRA BENEFICIAR COFRE PUBLICO? PRESTA ATENÇÃO, SUA VERGONHA E NO CREDITO?”

Palhaço

13 de novembro, 2018 | 16:45

“AMANHA, MINHA TAXA DE LIXO SERA PAGA, DUVIDOOOOO QUE ALGUM BARRAQUEIRO IRA PAGAR TAXA DE LIXO DA BARRACA, SENDO QUE ELES PRODUZEM MUITO MAIS LIXO DO QUE UMA CASA COM 3 PESSOAS. PARABENS MINISTERIO PUBLICO E PREFEITURA”

Palhaço

13 de novembro, 2018 | 16:43

“PARABÉNS A PREFEITURA QUE LIMPOU AQUELE LUGAR, UMA POLUIÇÃO VISUAL. BARRACAS FEIAS, SUJAS, PREÇOS ABUSIVOS, SEM NENHUMA HIGIENE. BARRAQUEIROS QUE NÃO PAGAVAM ÁGUA, LUZ E NENHUM TIPO DE IMPOSTO. PARABÉNS POR QUEM TEVE A CORAGEM DE METER PRA FRENTE ESTA AÇÃO. NÃO E JUSTO COMERCIANTES QUE PAGAM IMPOSTO, PAGA ÁGUA, LUZ, TEM FUNCIONÁRIOS COM TODOS OS DIREITOS PAGAR POR ESTES DO PARQUE. MINISTÉRIO PUBLICO E PREFEITURA ESTÃO DE PARABÉNS. PARA OS BARRAQUEIROS ESTAVA SENDO ERA BOM, POIS OS PREÇOS LA EM CIMA, E ELES NÃO GASTAVAM NEM COM ÁGUA. VI AS FOTOS EM UM GRUPO DE WHATS E FIQUEI ABISMADO COM TANTA POR QUEIRA. DUVIDO QUE ELES DEIXAVAM OS FILHOS DELES COMEREM NAQUELA IMUNDICE. TEM QUE COLOCAR QUIOSQUE LIMPO, ORGANIZADO E COM PESSOAS QUALIFICADAS SIM, IPATINGA E UMA CIDADE QUE CRESCE A CADA DIA MAIS, E CHEGA DESSE POVO FICAR DE BOA, NÃO PAGANDO NADA. AMANHA PAGO MINHA TAXA DO LIXO, POR ACASO ALGUM BARRAQUEIRO QUE FABRICAVA MAIS LIXO QUE EU, IRA PAGAR ALGUM REFERENTE A BARRACA DELE? TENHO CERTEZA QUE NAO, POR QUE USAVA TUDO PUBLICO.”

Paulo

13 de novembro, 2018 | 16:34

“O fato de ter famílias que dependiam da renda das barracas não justifica a invasão de uma área pública, já pensou se todo desempregado colocasse uma barraca no parque, já já teriam barracas até por cima da lagoa.”

Anonimo

13 de novembro, 2018 | 16:00

“quem e contra e porque adora uma porcaria, so salariado faço a minha caminhada no parque mas comer algo estou fora, pobreza nao pode ser porcaria. parabens pela decisao.”

Wellington Tavares

13 de novembro, 2018 | 15:38

“Só falta retirar o santana com o busão dele!”

Marcelo

13 de novembro, 2018 | 13:42

“Infelizmente a situação só piora para os pobres,inversão de valores.Aff!!!”

Jhone

13 de novembro, 2018 | 13:07

“Marcelo,precária deve ser a higiene da tua casa vei,se vc não sabe o que falar ,cale a boca seu otário, convivo de perto ali no parque Ipanema,havia regras de higiene e eram cumpridas, lamento muito pelas famílias que ali tiravam seu sustento , agora sim vão vender a cota e botar restaurante caro com preço absurdo a lu no parque, vcs não sabem de nada vei”

Ht

13 de novembro, 2018 | 13:00

“parabens por mais 49 familia sem renda ne ipatinga !
49 a mais 49 a menos nao faz diferença pro mp
vao prender bandido ! que estao fazendo oque queren
invez de tira a renda de trabalhadores !”

Marcio Costa

13 de novembro, 2018 | 12:53

“primeira matéria que saiu muito tempo fiquei sabendo que tinha interesse de empresários comprando vereadores para aprovar esta lei para fazerem um único restaurante com diversas opções já que o ponto é bem visado mais uma vez podre levando Chumbo este lixo que queria cobrar mais impostas com uma taxa de lixo deveria se preocupar em pagar o Marcio cunha que deixou de atender o povo do Sus por falta de pagamento.”

Joao Drumond

13 de novembro, 2018 | 12:52

“Gol de placa para atual administração que teve a coragem de retirar aquelas barracas horríveis do nosso parque , que não merecia aquelas espeluncas naquele local. 👏👏👏👏”

Nardinheiro

13 de novembro, 2018 | 12:37

“Infelizmente uma decisão que só beneficia os cofres públicos, no sentido das licitações, parabéns a prefeitura por tirar o ganha pão de que 50 famílias em vez de conceder melhores c0ndicoes e adequações para os mesmos”

Emilly

13 de novembro, 2018 | 11:53

“Queria ver dar parabéns se sua familia fosse sustentada com o dinheirinho retirado com trabalho vindo de lá. Muito facil falar quando não é com a gente. Tem sim muitos outros lugares para trabalhar, porém que os outros locais vão demorar um bom tempo pra atingir um publico alvo, e começa ter lucro novamente, pra pagar uma agua né, uma luz, colocar um arroz e feijão na mesa. Vai implantar barracas padronizadas, espero que não seja ali no mesmo local, pq ali nao pode ne. Tem que ser em outro local, e se for em outro local, pq nao implantaram e depois retiraram os trabalhadores dali. Eu sei pq, pq vcs nao sabem o que é não ter de onde arrancar um aluguel e nem dormir a noite por esse motivo. #Parabens ipatinga vocês sabem como fazer o povo sofrer #parabensprefeito #parabens #querparabens #parabens #parabens”

Sabonete

13 de novembro, 2018 | 11:52

“ATÉ QUE ENFIM.....RETIRAR ESSA FAVELA DO PARQUE IPANEMA...!!...LOCAL SUJO....NUNCA TIVE CORAGEM DE TOMAR UM REFRIGERANTE NESSE LOCAL....”

Domingos Savio

13 de novembro, 2018 | 11:40

“Parabéns a quem tem coragem de fazer cumprir a lei. Fingir que o problema não existe apenas para "fazer média", infelizmente é uma prática recorrente, que agride e prejudica o interesse público. Usar impactos sociais para justificar ilegalidades é outra destas práticas que não trazem nenhum benefício para a sociedade e não deveriam fazer sentido.
Que se consigam alternativas para os barraqueiros mas que sejam dentro da legalidade e da coerência.”

Cidadão

13 de novembro, 2018 | 11:18

“Lei é lei e tem que ser cumprida. Parabéns para a prefeitura. Retirar os barraqueiros daí não quer dizer deixá-los sem trabalho, pois os mesmos podem ir para outros lugares”

Abroba

13 de novembro, 2018 | 11:18

“Mas 49 famílias desempregadas na região, o MP nao tem o que fazer? Estão preocupados com preservação ... então pq não fecha as mineradoras que estão acabando com tantas reservas em nosso estado ... politicagem pura”

Marcelo

13 de novembro, 2018 | 09:54

“Parabéns ao MP e à Prefeitura.
A dúvida é por que demorou tanto !

Condições precárias de higiene, e principalmente:
Uma afronta ao patrimônio público”

Talles Regis

13 de novembro, 2018 | 09:49

“Parabéns a prefeitura, até que enfim tomaram iniciativa Correta.”

Envie seu Comentário