DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

06 de novembro, de 2018 | 13:40

Morre em Ipatinga Dona Conceição

Viúva há 20 anos, Dona Conceição deixa nove filhos, netos e bisnetos

Arquivo pessoal
Dona Conceição tinha 92 anosDona Conceição tinha 92 anos
Em uma cerimônia no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, foi sepultado nessa terça-feira (6) o corpo de Conceição Osório de Castro, conhecida como "Dona Conceição", que tinha 92 anos. Seu nome e imagem foram utilizados pelos filhos para fundarem a rede de restaurantes Dona Conceição, que hoje estão espalhados por 10 shoppings centers em Minas Gerais e Espírito Santo.

O corpo de Dona Conceição foi velado na capela do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz. O sepultamento foi realizado no mesmo local, às 17h. Viúva há 20 anos, Dona Conceição deixa nove filhos, 13 netos e nove bisnetos. Desde a última sexta-feira (2), ela estava internada no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, por causa de uma pneumonia. Entretanto, Dona Conceição estava acamada há quatros. Já na manhã desta terça-feira (6), ela faleceu devido às complicações de sua doença, que causaram uma insuficiência pulmonar.

Lembranças
No velório, realizado na capela do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, a família dedicava atenção para os parentes e amigos. Em entrevista ao Diário do Aço, pessoas próximas de Dona Conceição relataram a falta que sentirão a partir de agora. Para o aposentado Fernando Pires, que é amigo desde criança da família, Dona Conceição sempre foi uma pessoa admirada por todos.

“Eu a conheci quando veio morar em nosso bairro. Ela foi uma das fundadoras da Comunidade Imaculada Conceição, no Jardim Panorama. Convivi muito com ela. Além disso, pode-se dizer que era uma das pioneiras de Ipatinga. Então perdemos uma pessoa maravilhosa e que era um exemplo para todos nós, mas agora está com Deus”, relatou.

Outro amigo de Conceição, Pedro Eliziário, que conhecia a ex-cozinheira desde 1963, também lamentou a morte de Dona Conceição. “Eu sou tenho boas informações acerca dela. Ela era uma pessoa muito caridosa e muito boa. Acredito que Ipatinga sentirá sua falta”, contou.

Amiga há 43 anos, Elza Oliveira revelou que ficou triste quando soube da notícia, mas se sente agradecida por tudo que aprendeu com Dona Conceição ao longo dessas décadas. “Ela nos ensinou a viver, rezar e ajudar o próximo. Nos trouxe muita experiência. Eu lembro que a conheci nas pequenas festinhas de bairro, que tinham o objetivo de arrecadar dinheiro para construir a Igreja Imaculada Conceição, cuja ela fazia parte. Agora ela vai viver no coração de cada um de nós, familiares e amigos”, disse.

História
Dona Conceição nasceu em Ponte Nova, Zona da Mata, e veio para Ipatinga em setembro de 1963, para acompanhar o marido, José Carlos, que passaria a trabalhar na região. Para ajudar a bancar as despesas da casa, Dona Conceição trabalhava em alguns locais como cozinheira, fazendo almoço e lanche.

Já no dia 23 de setembro de 1995, seus filhos abriram, na própria residência do casal, o primeiro restaurante da rede, no bairro Caçula, em Ipatinga. Além disso, eles decidiram nomear o estabelecimento com o nome da mãe, como forma de homenagem. Ao longo do tempo, mais 10 unidades foram inauguradas em shoppings centers, nos municípios de Governador Valadares, Vila Velha (ES), Uberlândia, Betim, Contagem (2), Belo Horizonte (3) e Ipatinga. Após o adoecimento de Dona Conceição, o restaurante no bairro Caçula foi fechado, há cerca de dois anos. Com isso, o município passou a contar apenas com a unidade da rede no Shopping Vale do Aço.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Emanuel Barbosa Milward de Azevedo

06 de novembro, 2018 | 16:11

“Meus sinceros sentimentos a toda família da Dona Conceição, deixou um legado de trabalho, honestidade e soube cuidar muito bem de toda a família. Que DEUS conforte a todos.”

Envie seu Comentário