Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de novembro, de 2018 | 06:24

Câncer de próstata é a neoplasia mais incidente entre os homens brasileiros

INCA estima 68.220 novos casos da doença em 2018, correspondendo a 66 novos casos a cada 100 mil homens

FreePik
Nos estados, a estimativa de incidência para os dois anos é maior em São Paulo, com 14.890 casosNos estados, a estimativa de incidência para os dois anos é maior em São Paulo, com 14.890 casos

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2018, correspondendo a 66 novos casos a cada 100 mil homens. A maioria destes pacientes se concentra nas regiões Sul e Sudeste do país. Para o ano de 2019, a previsão é a mesma. Nos estados, a estimativa de incidência para os dois anos é maior em São Paulo, com 14.890 casos, seguido do Rio de Janeiro (6.950), Minas Gerais (6.730) e Rio Grande do Sul (6.210). É ainda, segundo dados da mesma instituição (2011), a segunda neoplasia em número de óbitos, atrás somente do câncer de pulmão – um óbito a cada 39 minutos.

Dados globais publicados em 2015 sobre as características epidemiológicas das neoplasias malignas em 188 países enfatizam a importância do câncer de próstata como causa de morbidade. No sexo masculino, ele foi o mais comum nos homens: 1,4 milhões. De acordo com dados brasileiros incluídos no estudo (Centro de Epidemiologia da Universidade de São Paulo, com dados de 11 grandes centros no país), a doença disparou 414% entre 1990 e 2013 no país.

Com o objetivo de alertar e informar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e tratamento da doença, o mês de novembro foi escolhido como período de apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para as instituições que apoiam o tratamento da doença. Se trata da campanha Novembro Azul.

O câncer de próstata na sua fase inicial não apresenta sintomas. Geralmente, estes aparecem quando a doença evoluiu para um estágio avançado e grave. Segundo o médico urologista do Biocor Instituto, Lucas Nogueira, a doença inicia silenciosamente, por isso, é difícil prever o diagnóstico. “É muito importante conscientizar-se sobre a doença e fazer o diagnóstico na sua fase localizada, quando as chances de cura são grandes. É importante ressaltar que o diagnóstico do câncer de próstata não significa que o homem precisa ser imediatamente tratado através de cirurgia ou radioterapia. Muitos casos podem ser seguidos de perto, sem intervenção, o que chamamos de vigilância ativa”, relata.

A próstata é uma glândula localizada na pelve masculina com a principal função de produzir o líquido seminal. O câncer de próstata é uma doença onde as células da próstata podem sofrer modificações e se multiplicarem de forma descontrolada, podendo avançar e atingir outros órgãos, localmente ou à distância. A real causa desta neoplasia ainda é desconhecida.

Entretanto, já se sabe que ele é originado de desequilíbrios genéticos que causam alterações moleculares responsáveis pelo seu desenvolvimento. Fatores ambientais podem estar também envolvidos, causando o desencadeamento ou aceleração deste processo. Um em cada seis homens desenvolvem a doença no decorrer da vida. Homens com história de câncer próstata na familiar e aqueles da raça negra apresentam risco ainda maior.

Dr. Lucas Nogueira, ressalta que alguns hábitos são aconselhados para diminuir o risco de desenvolver a doença. São eles: manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, grãos e cereais, evitando gorduras, principalmente, as de origem animal. Realizar atividades físicas, manter o controle do peso, diminuir o consumo de álcool e não fumar. “Não há uma maneira de se tornar imune à doença, por isso é importante que a avaliação através de exames laboratoriais e toque retal sejam feitos periodicamente, aumentando assim, as chances de cura do paciente”, esclarece o urologista.

Os sintomas mais comuns na fase mais avançada da doença estão relacionados ao ato de urinar, pois a próstata envolve a uretra. Dessa forma, os principais sintomas na fase tardia da doença são: urinar frequentemente ao longo do dia, inclusive voltando ao banheiro poucos minutos após ter urinado; dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo; sangue na urina; dor e esforço para esvaziar a bexiga.

Mais raramente a doença pode causar também dificuldade de ereção e dor na ejaculação. Se o câncer de próstata se espalhar, outros sinais podem surgir, como dores nas costas, costelas e quadril (sugerindo câncer nos ossos). Anemia, fadiga e dor generalizada podem indicar estágios mais avançados da doença. Nessa fase também pode ocorrer obstrução do fluxo urinário, com consequente perda da função renal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário