DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

30 de outubro, de 2018 | 15:06

Os 501 anos da Reforma Protestante

Como Martinho Lutero ajudou a reescrever a história da Igreja no mundo

Arquivo GB Imagem
Martinho LuteroMartinho Lutero
O surgimento dos luteranos está ligado ao início da Reforma Protestante. A ideia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo.

E nem pelas obras que faz, mas, antes, a salvação é dada em Cristo “unicamente pela graça” e aceita “somente pela fé”. Martinho Lutero foi quem articulou os princípios da Reforma, que originou o processo que transformaria o mundo religioso da Idade Média.

Indignado com os abusos da religião em sua época, Lutero escreveu como pontos de mudança as suas 95 teses, afixando-as nas portas da igreja do Castelo de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517.

Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que ela precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Mas a tentativa não foi aceita pelas autoridades eclesiásticas da época, e Lutero foi caçado e excomungado. Em pouco tempo, entretanto, toda a Europa tomou conhecimento das ideias de Lutero, e o Movimento da Reforma espalhou-se.

Em 1530 os líderes protestantes escreveram a “Confissão de Augsburgo”, resumindo os elementos doutrinários essenciais do Luteranismo. Atualmente, no Brasil, os luteranos agrupam mais de um milhão e duzentos mil seguidores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fran

04 de novembro, 2018 | 07:51

“Não se pode alegar 501 anos de uma reforma que não foi seguida, Lutero era devoto de Nossa Senhora e venerava os Santos. Essa coisa de "só a palavra" não é o caminho que Jesus ensina, pois a vida em comunidade, família e o amor ao próximo é que devia prevalecer. A Bíblia foi feita para a igreja e não a igreja para a Bíblia. Deus abençoe a todos e Salve Rainha do céus.”

Diego

31 de outubro, 2018 | 14:16

“A igreja catolica na epoca errou muito. Mas que ela fazia cobrando dinheiroadas pessoas. Hj sao ad 70 mil denominação faz enriquecendo pastores leigos r corrruptos. Afinal alguem ja pesquisou por que Lutero arrependeu de ter feito a reforma?”

Sebastiao do Paula

31 de outubro, 2018 | 10:03

“Graças a Deus pela Reforma Protestante, o texto básico que Lutero leu na Bíblia, está no livro de Romanos 1:17 "Visto que a justiça de Deus se revela de no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé".”

Envie seu Comentário