
28 de outubro, de 2018 | 05:38
Comandante da PM acredita em eleição tranquila hoje no Vale do Aço
A informação é do comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias
Wôlmer Ezequiel
Tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias apontou que o crime mais comum nas eleições é o de boca de urna”

Para o segundo turno das eleições gerais, que será realizado nesse domingo (28), a polícia militar de Ipatinga terá o mesmo esquema tático de segurança que foi utilizado no primeiro turno e na eleição extemporânea deste ano. A informação é do comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias.
Em entrevista ao Diário do Aço o comandante explicou que todos os locais de votação contarão com equipes da polícia militar, de manhã e à tarde, como tem ocorrido em todo dia de votação. Em cada escola, em que for ocorrer o pleito, terá pelo menos dois policiais. Em relação ao número do nosso efeito nas ruas, preferimos não divulgar”, afirmou Lemos Dias.
Conforme o comandante, o crime eleitoral mais comum é a propaganda política no dia da votação, conhecida como boca de urna”, mas mesmo assim, ele conta que Ipatinga tem um histórico muito tranquilo em relação às eleições, mesmo porque a fiscalização existe e as pessoas apanhadas em flagrante acabam recolhidas e respondem processo na Justiça Eleitoral. No primeiro turno não tivemos nenhum problema grave, fora algumas ocorrências. Já nesse segundo turno acredito que será ainda mais tranquilo, porque terá menos candidatos na disputa”, ressaltou.
Como de costume, na véspera das eleições, as urnas eletrônicas são transportadas para o Batalhão da Polícia Militar, onde irão passar a noite. Na parte da tarde de sábado, transportamos as urnas eletrônicas para o batalhão, onde ficarão guardadas durante a noite, e nessa manhã serão enviadas para os seus locais de votação”, concluiu o comandante.
Mais:
Mais de 340 mil pessoas estão aptas para irem às urnas no Vale do Aço
Segundo turno também terá voto em trânsito
No segundo turno, 83.494 eleitores se cadastraram para votar em trânsito, ou seja, em local diverso do domicílio eleitoral de origem. O voto em trânsito ocorre em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores e pôde ser solicitado até o dia 23 de agosto. No primeiro turno das Eleições 2018, 87.979 eleitores fizeram o requerimento.
O voto em local distinto do domicílio eleitoral está previsto na Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.554/2017 e no Calendário Eleitoral 2018. O eleitor que se cadastrou para votar em uma unidade da federação diferente daquela em que está inscrito poderá votar apenas para presidente da República. Já o eleitor que estiver em trânsito dentro da unidade da Federação em que está cadastrado, mas em município distinto do seu domicílio eleitoral, poderá votar para Presidência da República e governador nos estados em que ocorrer segundo turno.
Caso o eleitor habilitado para votar em trânsito não compareça à seção, ele deverá justificar a ausência, inclusive se estiver no domicílio eleitoral de origem no dia da eleição. A justificativa de ausência nos dias de votação não poderá ser feita no município por ele indicado para o exercício do voto.
Seção
A transferência temporária para outra seção eleitoral é facultada ainda aos presos provisórios e a adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação, bem como a integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das polícias civis, das polícias militares, das equipes do Corpo de Bombeiro e também de guardas municipais que estiverem em serviço por ocasião das eleições.
O voto em trânsito não é permitido em urnas instaladas em outros países. Entretanto, eleitores com título eleitoral cadastrado no exterior, e que estiverem no território brasileiro, poderão votar na eleição para presidente da República. Ao todo, 398 brasileiros inscritos no exterior solicitaram o voto em trânsito para exercer o direito no Brasil no segundo turno. No primeiro turno, foram 406 eleitores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]