22 de outubro, de 2018 | 16:40

Distribuição de carta política após missa gera confusão, em Fabriciano

Algumas pessoas rasgaram a carta, assim que a receberam, em sinal de protesto

Reprodução de vídeo
O caso ocorreu em frente à Catedral de São Sebastião, no Centro, em Coronel FabricianoO caso ocorreu em frente à Catedral de São Sebastião, no Centro, em Coronel Fabriciano

Discussão e agressões verbais foram registrados em frente à Catedral de São Sebastião, no Centro, em Coronel Fabriciano, pela manhã e à noite, no domingo (21), após a missa. Policias militares foram acionados para controlar os ânimos entre os fiéis revoltados com a distribuição de uma carta, na porta da igreja, em que é pedido voto para o candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT).

Vídeos divulgados nas mídias sociais mostram fiéis reclamando da atitude dos responsáveis pela carta, que com conteúdo político e é assinada por 25 pessoas, dentre elas, 10 padres. Algumas pessoas rasgaram a carta, assim que a receberam, em sinal de protesto.

“No dia 28 de outubro vamos escolher democraticamente o Presidente da República. Então vamos assumir e fazer nossa escolha. Não vamos lavar as mãos como Pilatos. Sabemos que um dos candidatos instiga, com suas declarações e gestos, a violência, o ódio e defende o uso de armas como solução mágica de combate à violência”, cita o documento que foi distribuído em frente à igreja.

Ainda dentro desse contexto, a carta afirma que muitas vezes a violência teve o apoio daqueles que representavam o poder e o governo. “Irmãos escravizados e mortos por sua cor, mulheres vítimas de toda a violência possível. E nem sempre as leis protegem os negros, mulheres, crianças e idosos. Portanto, não podemos votar no candidato que quer trazer tanta maldade de volta. Cabe a nós, cristãos e cristãs, sermos vigilantes e guardiões da vida humana e sua dignidade”, orienta.

Pedido de voto

Após essas declarações, a carta faz o pedido de voto para o candidato petista que disputa o segundo turno da eleição para presidente da República. “Por tudo isso, deixamos claro que nosso voto nesta eleição deve estar acima de preferências partidárias. Busquemos a candidatura que mais se aproxima dos valores cristãos, dos princípios do Evangelho. Manifestamos nosso apoio e pedimos seu voto para Fernando Haddad, nesta eleição presidencial”, destaca.

Os fieis não concordaram. “Estão nos fazendo pecar depois da missa, é um absurdo”, repete uma mulher que gravou um dos vídeos.

Paróquia

A polêmica gerada na porta da catedral levou a Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano a publicar, na tarde dessa segunda-feira (22), uma nota de esclarecimento nas mídias sociais. “No domingo (21), um fato desagradável ocorreu nas missas da parte da manhã e também à noite, em nossa Co-Catedral de São Sebastião, em Coronel Fabriciano, e também nas igrejas do Vale do Aço. Foi preciso chamar a polícia para conter os tumultos. Pessoas não autorizadas estavam panfletando na rua, em frente à igreja, e não dentro, como está sendo divulgado erroneamente. Essa atitude não partiu dos padres de Coronel Fabriciano”, salientou.

Conforme a nota, a carta cita o nome de alguns padres, mas isso não representa o posicionamento oficial da Diocese, nem da Paróquia São Sebastião. “Nós esclarecemos essa questão durante as missas, e pedimos aos leitores que também esclareçam divulgando a verdade. É preciso que nessa semana decisiva sejamos conscientes, e promotores da paz. Peço a todos que não percam de vista, neste momento, a caridade cristã, tão difícil de ser vivida, mas essencial nestes tempos difíceis”, pontuou.

Cuidado

A diocese de Itabira/Coronel Fabriciano também publicou uma nota de esclarecimento acerca do posicionamento partidário de alguns padres. “No próximo domingo (28) iremos novamente às urnas para o pleito eleitoral onde escolheremos, pela nossa participação democrática, nossos novos representantes, presidente e governador. “Redobremos nossas orações pelo nosso país, mas também tenhamos o cuidado com a utilização da nossa identidade de cristãos e membros da Igreja Católica”, citou.

A nota ressalta que a democracia prevê que a livre manifestação, e o debate de ideias faz parte dessa dimensão, por isso é preciso respeito, cautela e cuidado com o uso da identidade católica em benefício de políticos e seus respectivos partidos. “Venho reafirmar que nossa Igreja Católica não é partidária, ou seja, não apoia nenhum partido político ou candidato específico, por conseguinte, este é o posicionamento oficial da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano e do seu Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti”, acrescentou anota.

Em relação à carta entregue, a Diocese enfatiza que não reconhece quaisquer materiais divulgados, “seja por sites, mídias sociais ou impressos, mesmo que entregues nos fins das missas, que não correspondam a premissa já explicitada”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luciana

23 de outubro, 2018 | 15:46

“A revolta dessas pessoas que gravaram esses vídeos é por estarem usando o nome da Igreja para fazer campanha ou por estarem fazendo campanha para o Haddad na porta da Igreja? Será que se essa carta estivesse pedindo votos para o Bolsonaro essas mesmas pessoas estariam tão revoltadas?”

Você é Cristão?

23 de outubro, 2018 | 15:43

“Nós temos poucos dias para sairmos desta. Este discurso de que é o candidato da família, esconde um projeto maior de entrega das nossas riquezas para os EUA, querem acabar com os órgãos de fiscalização, IBAMA, ministério do trabalho. A tragédia está anunciada o trabalhador sem direitos, é sem onda recorrer. O uso indiscriminado de agrotóxicos nos alimentos, doenças sem controle extermínio dos mais pobres. Polícia com carta branca pra matar, quantas mães vão chorar seus filhos sem direito a investigação. O candidato está dizendo a todo instante vamos voltar o Brasil para década de 50. O povo está esperando um salvador da Pátria, não é possível o trabalhor achar que o candidato do patrão vai dividir os lucros com ele, se como deputado o cara votou contra o trabalhador. Agora como presidente vai endurecer as leis contra nós pagadores de imposto. Não caia nessa, é o sustento da sua família que está em jogo. Ditadura é boa pra quem governa e tem dinheiro. Vc quer voltar a década de 50, onde o máximo de direito que tinha era a um prato de comida e ficar calado? Reaja ainda dar tempo.”

Geraldo

23 de outubro, 2018 | 14:51

“Só não entendo uma coisa, porque os pastores podem tomar partido, fazer politica abertamente e os Padres católicos não! Quando aparece um Padre fazendo campanha para o outro candidato é tudo norma fica lindo, batem palmas. Jesus foi torturado, como um cristão vota em um candidato exalta a tortura e a ditadura?”

Mente Aberta.

23 de outubro, 2018 | 14:47

“O brasileiro está se tornando um povo intolerante, cada um tem o direto de se manifestar como acredita. A entrega do panfleto na rua não há nada demais. Pior é vc receber a todo instante vídeos e msg no seu celular sem vc autorizar. Essa eleição está sendo a pior, o povo desentancado com tudo não consegue nem escutar as barbáries que um candidato tem dito que irá fazer. O país chegou a um ponto que para governa-lo não precisa de proposta, mas falar grosso, fazer ameaças e maltrar o próximo. Acho bonito as igrejas pregarem amor ao próximo, falarem de um Cristo que olha para minorias. Que disse para um ladrão "hoje mesmo estará comigo no paraíso." Bando de hipócritas, estão pensando é em como explorar o próximo, como ganhar mais dinheiro. Sonegadores de impostos, usam os fiéis "ovelhas" como rebanho próprio e manejam do jeito que querem. Dia 28 vote naquilo em vc acredita, não se deixe levar por alguém que ache superior a vc, porque talvez essa seja a última eleição que tenhamos o direito de votar pq o cenário que se desenha esta cada vez mais sombrio.”

Antônio Carlos Cabral

23 de outubro, 2018 | 14:18

“Somos todos solidários aos verdadeiros cristãos..... Católicos, protestantes, .... O q é necessário é ocupar todos os espaços para falar a verdade..... Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão.... Somos todos chamados a ser profetas. ... Desta forma não vamos compactuar com um projeto que prega a morte a tortura, a homofobia, xenofobia. Aprendi muitas coisas na igreja católica com padres que verdadeiramente se colocaram ao lado do povo, do pobre, do trabalhador.... Lembro do saudoso padre Abdala, dos freia franciscanos de Ipatinga, padre Ernesto, Agnaldo, e tantos outros..... Acredito nesta igreja e não daqueles que querem manter somente seu status . Jesus Cristo veio pregar a vida. .. condenou toda forma de violência, ensinou a respeitar o ser humano, independente de cor, credo, raça.... Viva Jesus Cristo !!!! Viva João Paulo Ii !!!!! Viva papa Francisco !!!!!”

Jose

23 de outubro, 2018 | 13:39

“Isso jamais foram padres. São teologos da libertação, lobos travestidos de ovelhas. A igreja catolica, apesar de ser apartidária, é e será totalmente contra o comunismo.”

Gustavo Dias

23 de outubro, 2018 | 12:48

“Cara, vocês são muito extremistas, esse é meu medo de quem vota nesse retardado torturador, playmobil de Hitler. Em 90% das igrejas evangélicas ele esteve, inclusive palestrando, pedindo voto e a porra toda. Ai alguns vão a PORTA da católica e os eleitores dele fazem esse showzinho, praticamente agredindo duas idosas em outro vídeo. O cidadão chega a falar "sou cristão...." segundos depois "....petista filha da PU%@..."

Vocês não respeitam opiniões e querem ser respeitados. Em síntese, não era dentro da igreja e ninguém é obrigado a pegar o panfleto.

PS. Sou agnóstico, então estou me lixando para as religiões, mas não para a hipocrisia desse povo.”

Rodrigo

23 de outubro, 2018 | 12:43

“Essas pessoas devem ser processadas isso é crime,usar o nome do padre sem seu consentimento é algo criminosos e o TRE precisa se posicionar. Esse episódio vem macular a imagem da igreja milenar que é a igreja católica e merece uma resposta a altura. Essas pessoas e seus mandantes devem responder por no mínimo crime de calúnia.”

Aprendam a Ler

23 de outubro, 2018 | 11:33

“O povo brasileiro tem costume de não interpretar o que está lendo. Pelos comentários é possível perceber que nada condiz com o exposto pela reportagem. Vamos aos fatos:

1) Existem padres sim que assinaram a lista porém não são padres do Vale do Aço. Logo, os padres da região não tem nada a ver com a carta.
2) As cartas não estavam sendo entregues por "fiéis" da igreja e sim por pessoas ligadas/contratadas pelo partido.
3) Desde que não entrem nas delimitações da igreja, a panfletagem aos arredores é permitida. Cabe ao público pegar ou não o panfleto.

Só para finalizar, defender também um candidato que prega tortura, violência e espalha o ódio é tão intolerante quanto a julgar o outro por apoiar o aborto. Tomei nojo de "religião" por coisas assim.

JULGUEM MENOS, PRATIQUEM MAIS OS MANDAMENTOS QUE PREGAM.”

Antônio Carlos Cabral

23 de outubro, 2018 | 10:26

“Sou católico praticante. Venho aqui dizer que enquanto alguns católicos e mesmo não católicos criam está tempestade.... A maioria dos pastores evangelicos deitam e rolam nos púlpitos das igrejas, nas células individuais, nos canais de TV de propriedade das igrejas para indicarem seus candidatos..... A bancada evangélica no congresso é retrógrada, reacionária, alguns de mau caráter como o pastor Magno Malta e outros. Deus proteja nossa nação.”

H.

23 de outubro, 2018 | 10:03

“Parece ironia militantes de um partido fundado nos braços do comunismo - o mesmo que prega desprezo a Deus e é alimentado por ditaduras e lutas - e cuja campanha política envolve favorecimento do aborto (MORTE) e incentivo às práticas homossexuais (lembro que incentivar é diferente de respeitar), distribuir panfletos em frente a uma igreja CATÓLICA. Nesse momento percebe-se o quanto a vontade de mamar às custas do povo por parte desses militantes passa por cima do respeito aos valores cristãos que eles dizem tanto defender, lembrando que esse senhor da foto que distribui os panfletos foi secretário da cultura em Coronel Fabriciano em uma das gestões do governo petista.”

Guima

23 de outubro, 2018 | 09:44

“Em Ipatinga aconteceu a mesma coisa.”

Eder Araujo

23 de outubro, 2018 | 00:26

“Se os padres e outros que constam na lista ,admitem nao terem assinado tal carta, cabe-se processo e está claro a divulgaçao,sendo dentro ou fora da igreja,pois os senhores que panfletam sao identificados como membros da pastoral da família,ou seja,da igreja catolica,sendo assim de qualquer forma envergonhando nós católicos e nossas decisões, e sao eles que estao promovendo política partidária,e acima de tudo em desacordo com a fé católica que professamos.Triste isso,e deixo a minha pergunta entao aos padres e àqueles outros que contam na lista os quais usaram seu nome: Irao abrir um processo ou estao realmente coniventes? Creio que muitos católicos querem saber de voces,principalmente aos padres,se defendam ou parecerão a favor .”

Joaocontribuinte

22 de outubro, 2018 | 20:50

“Sou eleitor e cristão evangélico pertenço a igreja Batista. Venho ser solidário a igreja Católica que está sendo vítima deste tipo de gente que certamente não representa a Igreja.Conheço pessoas de frente da igreja e posso dizer que são pessoas que merecem meu respeito e admiração”

Jose Ronaldo Ribeiro Ribeiro

22 de outubro, 2018 | 19:47

“Vergonha, esses membros tem que ser punidos pela Diocese, a igreja não deve envolver com política, é um meio sujo, excluir esses padres do sacerdócio que envolvam diretamente, papal dos padres é a evangelização dos fiéis, políticos são políticos.
Será que esses membros da igreja estão na Ruanet?????”

Cristão

22 de outubro, 2018 | 19:37

“O q mais me assusta nesta história é o fato de cristão pedirem votos p um ateu! Está política brasileira chegou no auge da falta de caráter! Parabéns pela coragem desta mulher q gravou e divulgou o vídeo! E parabéns ao Diário do Aço q não tem medo de fazer notícia, coisa rara em nossos meios de comunicação!!!”

Envie seu Comentário