19 de outubro, de 2018 | 18:00

Copasa é notificada por causa do desabastecimento em Timóteo

As reclamações foram parar na mesa do prefeito Douglas Willkys

Divulgação/ PMT
Prefeito e vice mostram notificação e caso pode ir parar na JustiçaPrefeito e vice mostram notificação e caso pode ir parar na Justiça

O Município de Timóteo notificou a concessionária dos serviços de água e esgoto na cidade, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), pelo desabastecimento de água em vários bairros, prejudicando milhares de moradores. Na segunda-feira a companhia enviou nota ao Diário do Aço informando que o abastecimento foi interrompido emergencialmente para reparos, com previsão de retomada na madrugada de terça-feira. Entretanto, ainda na quarta-feira, moradores da cidade reclamavam da falta de água. As reclamações foram parar na mesa do prefeito Douglas Willkys.

Conforme nota divulgada pela administração municipal, a falha no abastecimento atingiu 34 bairros e o distrito de Cachoeira do Vale, a partir do feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. A Prefeitura recebeu diversas reclamações sobre o problema, que até esta quinta-feira (18) não havia sido solucionado.

Diante da situação, a Procuradoria-Geral do Município, a pedido do prefeito Douglas Willkys, notificou a companhia para que realizasse “em caráter de urgência o abastecimento de água de forma adequada em toda a municipalidade de Timóteo, bem como informasse no prazo de 24 horas quais as medidas adotadas para restabelecer a normalidade do serviço e os recursos utilizados para sanar o infortúnio, sob pena da propositura de Ação Civil Pública (nos termos da lei 7.347/85) e outras implicações legais e contratuais”.

Para o prefeito Douglas Willkys a situação se tornou insustentável, daí a necessidade de acionar a Copasa para que o problema seja solucionado o mais urgentemente possível. “Estamos ao lado da população que não pode ser lesada por uma prestação de serviços ineficiente”, pontuou o prefeito.

Resposta da Copasa

Em nota enviada no começo da noite ao Diário do Aço a Copasa apresentou a seguinte resposta:

"A Copasa informa que o abastecimento em alguns bairros de Timóteo ficou prejudicado na segunda-feira (15/10), devido ao rompimento da principal rede de água da cidade, localizada no bairro Alegre. Após a manutenção corretiva, técnicos da empresa registraram o aumento do consumo de água, em decorrência da elevação da temperatura. Isso provocou um atraso na recuperação dos reservatórios na região, o que prejudicou o fornecimento para os moradores.

A Companhia enviou para a prefeitura nesta sexta-feira (19) uma contranotificação extrajudicial, na qual relata todas as medidas tomadas para concluir os serviços o mais breve possível, com foco na normalização do abastecimento. Além disso, informou também que o fornecimento de água do município encontra-se restabelecido, porém, em caso de necessidade de realização de novas manutenções emergenciais, poderão ocorrer alguns pontos de intermitência no sistema devido a manutenções emergenciais".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Saulo Jose de Souza

18 de setembro, 2019 | 06:54

“Vejo que isto é mais grave. Será que a Prefeitura ou Ministério Público ainda não questionou a Copasa porque tem tanto reparo emergencial para se fazer? não seria o caso de averiguar se a mesma está fazendo as manutenções periódicas do seu equipamento? Será que este equipamento não está sucateado ou mesmo obsoleto necessitando ser trocado por algo novo ou mais moderno? Será que não há aí uma briga política entre Prefeitura e Copasa e quem está pagando a conta são os moradores de Timóteo? O que o Ministério Público está fazendo para averiguar a verdadeira causa de tanto desabastecimento em Timóteo? Penso que esta é uma questão grave que deveria ser olhada mais de perto pelas autoridades competentes para este tipo de situação. As vezes tenho a sensação de que estamos sendo vítimas de retaliação por parte da Copasa por conta de impasse com a Prefeitura. Será verdade mesmo que a Prefeitura cortou uma taxa que a Copasa recebia mas não repassava o serviço à população ou isso é fake news?”

Simone

20 de outubro, 2018 | 08:26

“Estou muito revoltada com a água tratada que recebo em minhas torneiras, já reclamei na copasa, mas, não resolve nada.
A água vem preta igual um café. Tenho filtro na caixa d'agua, mas não resolve. Lavo a caixa frequente, porque tem tipo um pó preto na água , as vezes não da pra fazer comida e nem bebe, Fico pensando se vai me trazer algum problema de saúde à minha família.
Nas reclamações que fiz, vem um funcionário e faz uma descarga no registro, mas no outro dia esta igual .”

Envie seu Comentário