Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de outubro, de 2018 | 11:00

Setor de serviços em Minas Gerais avança 0,4% em agosto

Segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes, correio e serviços prestados às famílias puxaram os índices no estado, conforme o IBGE

Divulgação
Serviços de transporte/logística ajudaram a puxar índice de desenvolvimento da economia em MGServiços de transporte/logística ajudaram a puxar índice de desenvolvimento da economia em MG

O setor de serviços em Minas Gerais apresentou, em agosto, um avanço de 0,4% frente a julho, na série com ajuste sazonal. Cabe destacar que o resultado para o Brasil também foi positivo, com avanço de 1,2%. A informação é da Agência de Notícias IBGE.

Entre os locais que apontaram resultados positivos nesse mês, destaques para São Paulo (1%), Rio de Janeiro (2,3%) e Pernambuco (7,1%), com os dois primeiros recuperando parte das perdas de julho: -1,7% e -7,0%, respectivamente; e o último recobrando integralmente a queda de 2,4% registrada no mês anterior.

Em contrapartida, as principais contribuições negativas em termos regionais vieram de Goiás (- 1,2%) e do Espírito Santo (-1,2%), com ambos devolvendo os ganhos assinalados em julho: de 1,3% e ,7%, respectivamente.

Quanto aos resultados sem ajuste sazonal, na comparação com igual mês do ano anterior, a expansão do volume de serviços no Brasil de 1,6% foi acompanhada por 13 das 27 unidades da federação, sendo que Minas Gerais apresentou uma expansão de 1,5%.

A principal contribuição positiva ficou com São Paulo (3,0%), que apontou avanço em todas as cinco atividades investigadas, com destaque para serviços de informação e comunicação (3,5%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,3%). Outras pressões positivas relevantes vieram do Distrito Federal (8,1%) e de Santa Catarina (4,3%).

Por outro lado, a influência negativa mais importante para a formação do índice global veio do Rio de Janeiro (-1,9%). No acumulado dos primeiros oito meses do ano, frente a igual período do ano anterior, a queda do volume de serviços no Brasil (-0,5%) se deu de forma disseminada entre os locais investigados, já que 22 das 27 unidades da federação também mostraram recuo na receita real de serviços. Os principais impactos negativos em termos regionais ocorreram no Rio de Janeiro (-1,4%), Paraná (-2,3%) e na Bahia (-3,5%). Por outro lado, São Paulo (1,1%) registrou a contribuição positiva mais relevante sobre índice nacional.

Minas Gerais apresentou recuo de -0,8%, no acumulado dos oito meses do ano, frente igual período do ano anterior. O resultado anualizado (variação acumulada em doze meses) foi negativo tanto para Brasil (-0,6%) quanto para Minas Gerais (-1,0%), representando o 47º resultado negativo consecutivo para o estado. Das 27 unidades da federação, apenas cinco apresentaram o resultado anualizado positivo: Mato Grosso (11,9%), Paraná (0,6%), Amazonas (1,2%), São Paulo (0,9%) e Roraima (2,9%).

Já os resultados por atividade em Minas Gerais, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, apontam variações negativas do volume de serviços no segmento de serviços de informação e comunicação (-1,9%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,2%). Já os segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,8%), outros serviços (10,2%) e serviços prestados às famílias (1,4%), apresentaram variação positiva do volume de serviços no mesmo tipo de comparação .

Em síntese, ao avançar 1,2% em agosto de 2018, o setor de serviços assinalou a terceira taxa positiva do ano, mas ainda sofre com a volatilidade gerada pela greve dos caminhoneiros, que desencadeou oscilações bruscas no volume de receitas das empresas do setor. O crescimento no volume de serviços em agosto se deu de forma disseminada em termos setoriais e regionais, já que três das cinco atividades e vinte e um dos vinte e sete locais investigados mostraram expansão nesse mês.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário