04 de outubro, de 2018 | 15:15

América

Aurélio Caixeta

[imagemd29741] Faltando 11 rodadas para terminar o campeonato, é hora de fazer contas e previsões. O Coelho vai precisar no mínimo de quatro vitórias e um empate, ou seja, somar mais 13 pontos para chegar aos 45 necessários para segurar a sua permanência na elite do nacional ano que vem.

Essa maratona começa neste domingo, jogando fora de casa contra o Atlético do Paraná, às 16h. O técnico Adilson Batista chega a 14 jogos no comando do verdão, e disse que o campeonato está muito embolado e não dá para bobear. Segundo as estatísticas - que não ganham jogo -, o Coelho tem 35,6% de possibilidade de se manter na série A. Vamos aguardar.

ATLÉTICO
Com Gabriel na vaga de Maidana, Tiago Larghi monta o time do Galo para tentar manter a boa fase e obter mais uma vitória, dessa vez contra a Chapecoense, sábado (6), na Arena Condá, em Chapecó, pela 28ª rodada. O time está definido com Vitor, Emerson, Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos; José Welson; Luan, Elias, Casares e Chará; Denílson (ou Ricardo Oliveira). O Galo tem um bom plantel, e agora, com a renovação do craque Adilson, tem tudo para fazer bons jogos na reta final.

COPA TV CULTURA
Na estreia da Copa TV Cultura, na última segunda-feira, o dono da casa, Ipaminas, mostrou porque é um dos favoritos ao título e consequentemente ao por enquanto inédito bicampeonato da competição. Sem tomar conhecimento do adversário e sem dificuldades, atropelou a forte equipe do Vila News por 5x2.

A equipe do técnico Gusmão conta com jogadores como Kelvin, Daniel Vilela e Márcio Gabriel, jogadores acostumados a grandes jogos. O próximo jogo do Ipaminas será na próxima segunda feira (8), às 20h, em seus domínios, contra a Fadipa. Na preliminar, o Vila News tentará a reabilitação, jogando contra o Cidade Nobre.

CAMPEONATOS DA LDI
Devido às eleições, nesse fim de semana não haverá rodada com Campeonato Ipatinguense Unificado. Mas é bom destacar que Barra Alegre e Vila Celeste são as equipes que vêm se destacando, pintando como as favoritas ao título. A competição mostra um bom nível técnico, mesmo com muitos atletas da cidade tendo debandado para o futebol Acesitano.

DESTAQUE NO APITO
No último domingo, no campo da Vila Formosa, Vila Nova x Beira Rio fizeram um grande jogo pelo Super Máster (45 anos). Mesmo sendo uma partida cheia de alternativas e com casa cheia, o destaque da partida foi o árbitro Rondineli Bigão, da LDI. Atuação digna de uma nota 10. Parabéns pra ele.

BRASILEIRÃO SUB-17
Os garotos da região do Vale do Aço, coordenados por Pretinho da Mata, do Ideal Esporte Clube, de Ipatinga, participaram do campeonato Brasileiro sub-17, representando a equipe do Boa Esporte, de Varginha. No jogo de estreia, que foi realizado na tarde de quarta-feira (5), o time perdeu para o Internacional por 4 x 0.

Mas valeu a oportunidade que esses garotos tiveram, em uma competição desse nível. Isso mostra a necessidade de vermos uma equipe da cidade, no caso o Ipatinga FC, disputando competições em nível nacional. Mas para isso tem que subir para a elite do futebol do estado. Parabéns à família Da Mata. Ao Pretinho, que com a ajuda de outros clubes montou a equipe, e ao Ney da Mata, que articulou essa vaga.

PAULÃO 70 ANOS
O atleta Paulo Roberto Ferreira, o Paulão, comemorou 70 anos de vida no domingo (30), em plena atividade, jogando futebol. Ele foi o goleiro do Atlântico, no estádio Afonso Favarato (bairro Bom Retiro), jogando contra a equipe do Novo Vale pelo Campeonato Super Máster (atletas acima de 45 anos) promovido pela LDI.

O placar não foi favorável, pois o time do aniversariante perdeu por 5 x 0, mas isso não tirou o brilho da festa. Na roda formada com os integrantes do seu time, o aniversariante fez orações, recebeu citações elogiosas do técnico Vicente Silvério e recebeu, emocionado, o abraço dos amigos.

UMA VIDA DEDICADA AO ESPORTE
Paralelamente ao trabalho na Usiminas, Paulão jogava no futebol amador como quarto zagueiro, e destaca sua passagem pelas seguintes equipes: Cenec (72), Vila Celeste (78), Palmeiras (79), o Canaã que ele ajudou a fundar (80 e 81), encerrando a carreira no amador do Flamenguinho (1982). No veterano, passou a jogar no gol, atuado pelas equipes do Vila Celeste, Meridional, Vila Nova, Panorama e AAPI Super Máster.

Após a aposentadoria, associou-se à AAPI e participa ativamente de peladas e de todos os torneios promovidos pela entidade. É conhecido no meio dos boleiros como Paulo Mão de Quiabo, mas esse apelido não se confirma na prática, pois até o momento conquistou sete troféus de goleiro menos vazado. Paulão mora no Bom Jardim e é pai de cinco filhos, que lhe deram cinco netos e mais um que vem por aí.

Essa é a história de um dos amantes do futebol regional, que chega a essa idade com muita garra, sendo um exemplo para os mais jovens, provando que a pratica regular de esportes é fundamental para uma boa saúde na terceira idade. Um exemplo a ser seguido. Parabéns, Paulão.

- Sexta feira que vem tem mais. Vamos nos preparar para assistir mais uma goleada das Tigresas nesse sábado, às 16h, do Ipatingão, contra o Real, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino. No mais, nós agradecemos a colaboração dos parceiros Marcelão Alves e Renato Gonçalves. Se não falei de Cruzeiro na matéria de hoje, é porque essa coluna foi fechada antes do jogo. Fica pra próxima.

Contatos com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário