04 de outubro, de 2018 | 13:04

O Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo

Fabiano de Abreu *

"A sociedade vive o resultado da própria ignorância. Protesta contra si mesmo o presente desastroso de um passado irracional"

Divulgado recentemente, o estudo intitulado Perils of Perception (Perigos da Percepção) apontou que o Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo. Realizado com 33 nações de todos os continentes, o levantamento mostra que o país que menos sabe a respeito de sua própria situação é o México, seguido pela Índia e depois o Brasil. Em 2017, uma pesquisa do Ipsos mostrou que os brasileiros só perdem para sul-africanos em percepção distorcida sobre a realidade.

Mas, o reflexo da situação atual do Brasil está respondido nesta pesquisa. Contra fatos e provas não há argumentos. A pesquisa retrata uma realidade baseada na falta de conhecimento que está ligada não só ao estudo, mas também na educação cultural. O Brasil tem escolas, mas os alunos querem estudar? Resultaria em material escolar de melhor qualidade educacional para resolver o problema? Não.

Os conhecimentos da psicologia não podem ser desconsiderados, numa crise desse tamanho. O psicólogo pode tentar orientar o aluno não só no comportamento, no emocional, no incentivo, como também fazer teste vocacional.

Quantos jovens não sabem que faculdade cursar, quantos jovens abandonam seus cursos por terem escolhido o errado? Até mesmo quem tem condição financeira para pagar uma faculdade particular, já parou para pensar que um teste vocacional numa neuropsicológica por exemplo poderia fazê-lo economizar anos de curso? O teste serve para que a pessoa saiba suas aptidões, saiba as profissões que sua personalidade e intelecto melhor se adaptaria. Um psicólogo ajudaria até mesmo no raso conhecimento de um jovem sobre a sociedade, o país e o cotidiano.

Eu acredito que, quando há problemas em um povo, em uma parte da população, psicólogos em escolas, atendendo a todos os alunos, poderia ser uma forma de abrir o conhecimento da população.

* Filósofo, jornalista e pesquisador
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário