04 de outubro, de 2018 | 09:59
Quatro formas de deixar o PDV mais atraente
Uma boa gestão deve estar atenta às técnicas de merchandising para estabelecer uma conexão com as preferências dos consumidores
Mdooh Progic
Uso da tencologia audiovisual é uma forte tendência para o comércio varejista; impossível pensar em merchandising no ponto de venda e não considerar a utilização das TVs
Uso da tencologia audiovisual é uma forte tendência para o comércio varejista; impossível pensar em merchandising no ponto de venda e não considerar a utilização das TVs
É no PDV que as vendas realmente são realizadas. E, para atrair a atenção do consumidor, é preciso estar atento às tendências do mercado e também à expectativa do cliente, que ele tem sua primeira experiência com o produto na loja.
Nesse cenário, o desafio da gestão de trade marketing é conseguir enriquecer a experiência de compra do shopper utilizando uma atmosfera convidativa e que incentive o consumo por impulso. Neste post separamos quatro formas de deixar o PDV mais atraente. Confira:
1. Aposte em um bom planejamento visual
Uma boa gestão deve estar atenta às técnicas de merchandising para estabelecer uma conexão com as preferências dos consumidores. Por isso, é preciso alinhar a comunicação visual do produto com as expectativas dos clientes.
Por exemplo, se o consumidor tem um perfil mais moderno, é preciso investir em uma comunicação digital, com telas de LCD, por exemplo. Esse investimento passa a imagem de uma empresa atual e também de credibilidade, pois preocupa-se em investir em ações que a diferencie da concorrência.
No entanto, é preciso ficar atento: a comunicação visual deve respeitar a exposição dos produtos e a circulação dos clientes. O impacto visual é importante, mas não pode atrapalhar as vendas.
2. Cuide da Ambientação
Criar uma rota convidativa para o cliente percorrer na loja oferece a ele uma experiência que pode favorecer a venda do seu produto. Para tanto, fique atento à disposição das mercadorias, à limpeza do PDV, iluminação e outros recursos, com uma comunicação visual adequada, como vimos no item anterior. Lembre-se: ponto de venda desorganizado passa a impressão de baixa qualidade dos produtos e espanta os clientes.
3. Treine e motive seus funcionários
Um dos grandes desafios da gestão de trade marketing é manter os promotores, supervisores e equipe do escritório engajada e motivada com os objetivos da organização. Mas essa não é uma dor só sua, é uma questão que permeia todas as gestões. No entanto, é preciso reunir esforços para treinar, capacitar e acompanhar as atividades dos seus subordinados.
Um acompanhamento constante, com feedbacks na hora certa, contribuirá para resultados mais eficientes no PDV. Portanto, invista nas pessoas e elas cuidarão de seus clientes.
4. Utilize a tecnologia a seu favor
Investir em um software de trade marketing como aumenta a velocidade do fechamento das vendas e ajuda a gestão de trade marketing a manter a satisfação dos seus clientes.
Com um sistema automatizado, você pode fazer o monitoramento em tempo real da equipe no PDV, estabelecer uma comunicação online para diminuir falhas na execução das ações, e ainda ter o relatório do estoque.
As equipes tem muito a ganhar utilizando ferramentas que contem com um app de trade marketing, como o Agile Promoter, que traz funcionalidades que o ajudarão na comunicação com os promotores e até no controle de estoque.
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