04 de outubro, de 2018 | 09:59

Quatro formas de deixar o PDV mais atraente

Uma boa gestão deve estar atenta às técnicas de merchandising para estabelecer uma conexão com as preferências dos consumidores

Mdooh Progic
Uso da tencologia audiovisual é uma  forte tendência para o comércio varejista; impossível pensar em merchandising no ponto de venda e não considerar a utilização das TVsUso da tencologia audiovisual é uma forte tendência para o comércio varejista; impossível pensar em merchandising no ponto de venda e não considerar a utilização das TVs

É no PDV que as vendas realmente são realizadas. E, para atrair a atenção do consumidor, é preciso estar atento às tendências do mercado e também à expectativa do cliente, que ele tem sua primeira experiência com o produto na loja.

Nesse cenário, o desafio da gestão de trade marketing é conseguir enriquecer a experiência de compra do shopper utilizando uma atmosfera convidativa e que incentive o consumo por impulso. Neste post separamos quatro formas de deixar o PDV mais atraente. Confira:

1. Aposte em um bom planejamento visual

Uma boa gestão deve estar atenta às técnicas de merchandising para estabelecer uma conexão com as preferências dos consumidores. Por isso, é preciso alinhar a comunicação visual do produto com as expectativas dos clientes.

Por exemplo, se o consumidor tem um perfil mais moderno, é preciso investir em uma comunicação digital, com telas de LCD, por exemplo. Esse investimento passa a imagem de uma empresa atual e também de credibilidade, pois preocupa-se em investir em ações que a diferencie da concorrência.

No entanto, é preciso ficar atento: a comunicação visual deve respeitar a exposição dos produtos e a circulação dos clientes. O impacto visual é importante, mas não pode atrapalhar as vendas.

2. Cuide da Ambientação

Criar uma rota convidativa para o cliente percorrer na loja oferece a ele uma experiência que pode favorecer a venda do seu produto. Para tanto, fique atento à disposição das mercadorias, à limpeza do PDV, iluminação e outros recursos, com uma comunicação visual adequada, como vimos no item anterior. Lembre-se: ponto de venda desorganizado passa a impressão de baixa qualidade dos produtos e espanta os clientes.

3. Treine e motive seus funcionários

Um dos grandes desafios da gestão de trade marketing é manter os promotores, supervisores e equipe do escritório engajada e motivada com os objetivos da organização. Mas essa não é uma dor só sua, é uma questão que permeia todas as gestões. No entanto, é preciso reunir esforços para treinar, capacitar e acompanhar as atividades dos seus subordinados.

Um acompanhamento constante, com feedbacks na hora certa, contribuirá para resultados mais eficientes no PDV. Portanto, invista nas pessoas e elas cuidarão de seus clientes.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Investir em um software de trade marketing como aumenta a velocidade do fechamento das vendas e ajuda a gestão de trade marketing a manter a satisfação dos seus clientes.

Com um sistema automatizado, você pode fazer o monitoramento em tempo real da equipe no PDV, estabelecer uma comunicação online para diminuir falhas na execução das ações, e ainda ter o relatório do estoque.

As equipes tem muito a ganhar utilizando ferramentas que contem com um app de trade marketing, como o Agile Promoter, que traz funcionalidades que o ajudarão na comunicação com os promotores e até no controle de estoque.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário