02 de outubro, de 2018 | 09:47

Francês, canadense e estadunidense vencem Prêmio Nobel de Física 2018

Os vencedores são o estadunidense, Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por suas "invenções no campo da física a laser"

Um trio venceu o Prêmio Nobel de Física, anunciado nessa terça-feira (2), pela Academia Real das Ciências da Suécia. Os vencedores são o estadunidense, Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por suas "invenções no campo da física a laser".

Arthur Ashkin pesquisa “a pinça óptica e sua aplicação a sistemas biológicos”, enquanto Gérard Mourou e Donna Strickland desenvolvem estudos sobre “o método de gerar pulsos ópticos ultracurtos de alta intensidade ”.

O Prêmio Nobel de Medicina abriu ontem a rodada de pesquisas vitoriosas nas ciência. O estadunidense James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo foram os vencedores. Trabalhando em pesquisas separadas, os dois cientistas descobriram um tipo de terapia contra o câncer que faz com que as células de defesa do organismo ataquem os tumores.

Amanhã (3) será a vez do anúncio do Prêmio Nobel de Química, depois da Paz e, por último, de Economia, na próxima semana. (Agência Brasil Brasília)

Arthur Ashkin,Gérard Mourou e Donna Strickland venceram Nobel de Física  (Foto: Hanna Franzen)Arthur Ashkin,Gérard Mourou e Donna Strickland venceram Nobel de Física (Foto: Hanna Franzen)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário