02 de outubro, de 2018 | 09:47
Francês, canadense e estadunidense vencem Prêmio Nobel de Física 2018
Os vencedores são o estadunidense, Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por suas "invenções no campo da física a laser"
Um trio venceu o Prêmio Nobel de Física, anunciado nessa terça-feira (2), pela Academia Real das Ciências da Suécia. Os vencedores são o estadunidense, Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por suas "invenções no campo da física a laser".Arthur Ashkin pesquisa a pinça óptica e sua aplicação a sistemas biológicos”, enquanto Gérard Mourou e Donna Strickland desenvolvem estudos sobre o método de gerar pulsos ópticos ultracurtos de alta intensidade ”.
O Prêmio Nobel de Medicina abriu ontem a rodada de pesquisas vitoriosas nas ciência. O estadunidense James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo foram os vencedores. Trabalhando em pesquisas separadas, os dois cientistas descobriram um tipo de terapia contra o câncer que faz com que as células de defesa do organismo ataquem os tumores.
Amanhã (3) será a vez do anúncio do Prêmio Nobel de Química, depois da Paz e, por último, de Economia, na próxima semana. (Agência Brasil Brasília)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]