01 de outubro, de 2018 | 21:40
Bolsonaro sobe 4 pontos e tem 31%; Haddad para em 21%, diz o Ibope
Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 11%; deois Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%; e Marina Silva (Rede), com 4%
O Ibope divulgou nesta segunda-feira, 1º, uma nova pesquisa eleitoral com números de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018. A seis dias da votação do primeiro turno, o novo levantamento mostra que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) continua na liderança da corrida ao Palácio do Planalto, com 31% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), com 21%.Em relação à pesquisa Ibope anterior, publicada na quarta-feira 26, Bolsonaro cresceu quatro pontos. Esta é a primeira vez em que o candidato do PSL ultrapassa a marca dos 30% nas pesquisas Ibope e Datafolha. Haddad se manteve com o mesmo porcentual da semana passada. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em seguida na pesquisa de hoje vêm Ciro Gomes (PDT), com 11% da preferência, empatado na margem de erro com Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 8%. No limite da margem de erro, o tucano também empata com Marina Silva, que tem 4%.
João Amoêdo (Novo) aparece com 3%; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), com 2% cada um; e Cabo Daciolo (Patriota), com 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos somam 12% e indecisos, 5%.
Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e a TV Globo, a nova pesquisa Ibope ouviu 3010 eleitores em 208 municípios brasileiros entre os dias 29 e 30 de setembro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08650/2018. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Rejeição
O Ibope também mediu o nível de rejeição dos candidatos à Presidência da República entre os eleitores, perguntando aos entrevistados em qual presidenciável eles não votariam de jeito nenhum.
air Bolsonaro, cujo índice de rejeição continuou em 44%, é mais rejeitado. Fernando Haddad, o segundo mais rejeitado, passou de 27% para 38%; Marina Silva, de 27% para 25%; Geraldo Alckmin, continuou em 19%; e Ciro Gomes, de 16% para 18%.
Cabo Daciolo é rejeitado por 10%; Alvaro Dias, por 9%; Henrique Meirelles, por 10%; José Maria Eymael, por 10%; Guilherme Boulos, por 10%; João Amoêdo, por 8%; Vera Lúcia, por 9%; João Goulart Filho, por 7%.
Responderam que poderiam votar em todos 2%, enquanto 6% não souberam responder.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jose
02 de outubro, 2018 | 17:04Prezado Gildazio, é a velha historia de sempre "voto em Lula porque meu filho estudou", "voto em Lula pq ele fez isso ou aquilo". Não meu caro, pagamos muitos impostos para isso. Ele fez mais que a sua obrigaçao como presidente.
O PT é partido mais corrupto da historia deste país, financiou o regime comunista da Venezuela e de Cuba, destruiu a educação desde país, a iniciativa privada, além de sancionar leis que dão mais direito aos bandidos do que aos policiais. Destruiu os valores. O buraco é muito mais fundo. E não adianta nada estuda em federal ou com bolsa integral na particular se não vai encontrar emprego quando formar. O Estado esta inchado e burocratizado. Empresas estão passando sufoco, o comercio não esta vendendo. Não podemos sair na rua que corremos o risco de ser assaltado. Quem planta HADDAD, colhe MADURO. Eu mesmo formei em federal e ja estou quase tres anos desempregado. Um ou outro exemplo que você citou não representa a realidade da maioria.”
Gildázio Garcia Vitor
02 de outubro, 2018 | 15:53Uma colega de trabalho e ex-aluna me questionou, agora no recreio, sobre os meus candidatos, quando disse que voto no PT, os demais colegas fizeram caras de espanto; quando justifiquei, piorou, pois a colega usou o argumento do Adhemar de Barros: "rouba, mas faz". Não voto por isso, mas se a minha filha faz Direito na UFJF, em Valadares, a minha ex-aluna Raiane e o namorado da minha filha fazem Medicina, filha de amigos faz Odonto, o meu sobrinho fez curso superior no Cefet, em Timóteo, e já está trabalhando em SP, e tantos outros jovens e famílias do nosso Vale do Aço estão sendo beneficiadas. A culpa é do LULA, o presidente semi-alfabetizado, e da Dilma, não é do PSDB e do FHC, o presidente intelectual, o professor de Sorbonne University e da USP, autor de livros importantes. Portanto, o meu voto é muito mais de gratidão que de ideologia. Estadual é Daniel Cristiano.”
Gildázio Garcia Vitor
02 de outubro, 2018 | 10:30O Bolsonaro está parecendo massa de pão: quanto mais apanha cresce. Continuando nesse embalo pode cumprir a profecia do Sr. João Paulo.”
João Paulo
01 de outubro, 2018 | 23:02Vai ser no primeiro turno”