29 de setembro, de 2018 | 18:29
Itamaraty: não há brasileiros entre vítimas de terremoto na Indonésia
Governo confirma 832 vítimas em óbito e admite que número pode subir, pois há mais 500 desaparecidos
O Ministério das Relações Exteriores informou na noite desse sábado (28) que, por enquanto, não há informações de brasileiros vítimas do maremoto que atingiu a Indonésia. Em nota, o Itamaraty afirma que está atento e lamenta o ocorrido no país asiático.
"Até o momento, não há registro de brasileiros vitimados pelo fenômeno. O Itamaraty seguirá acompanhando a situação, por meio da Embaixada do Brasil em Jacarta e da Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília", informa o comunicado.
"O governo brasileiro lamenta o trágico maremoto e expressa suas condolências às famílias das vítimas, seus votos de recuperação aos feridos e sua solidariedade ao povo e ao governo indonésios", acrescenta.
Para casos de emergência, o telefone do plantão consular da embaixada em Jacarta é: +62 811 800 662.
A costa litorânea da indonésia foi devastada por uma série de terremotos e tsunami na sexta-feira (28). O número de mortos dobrou em relação ao último boletim oficial e foi a 832 vítimas em óbito (dado oficial do governo, divulgado no sábado). O número pode subir, pois dezenas de pessoas seguem desaparecidas e mais de 500 estão feridos, muitos deles em estado grave.

O tsunami foi desencadeado por um terremoto de magnitude 7,5 que atingiu a cidade de Palu. Em seguida, ondas de três metros de altura varreram Palu, na ilha de Sulawesi.
"Muitos corpos foram encontrados na costa, devido ao tsunami, mas os números ainda não são conhecidos", afirmou o porta-voz do governo, Sutopo Purwo Nugroho.
"Quando a ameaça surgiu, as pessoas ainda estavam fazendo suas atividades na praia e não correram imediatamente, e se tornaram vítimas", relatou. Algumas pessoas sobreviveram ao subir em árvores de seis metros de altura, para fugir das ondas, disse o porta-voz.
A Indonésia é propensa a ter terremotos porque está em uma área chamada de Círculo de Fogo do Pacífico - uma linha de tremores frequentes e erupções vulcânicas, que circunda a orla do Pacífico.
No mês passado, uma série de terremotos atingiu a ilha de Lombok, na Indonésia. O maior deles, em 5 de agosto, matou mais de 460 pessoas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]